Smartphone

by - 09:06


Faz muito tempo que minha mãe me pergunta o que é um Smartphone e a bem da verdade não sabia sua real definição e a diferença entre ele e um celular comum então decidi pesquisar e escrever um post completo falando sobre isso:Afinal, O que é um Smartphone e qual a diferença entre ele e um celular comum.

Para mim não existe site melhor sobre tecnologia que o Tech Tudo e encontrei um texto muito bem explicado e exemplificado sobre isso que repasso a baixo com vocês:
Smartphone é, em tradução literal, "um telefone inteligente". E não há melhor maneira de definir este tipo de produto. Ele é a evolução do celular. A capacidade de realizar e receber chamadas é “apenas um detalhe” para este aparelho, que permite uma infinidade de possibilidades. Os modelos são muitos, com os mais diversos tipos e funções que você pode imaginar.

Para que serve um smartphone?
Os smartphones são híbridos entre celulares e computadores. Não têm o hardware potente de um PC, mas também não são tão simples quanto um telefone. Afinal, eles englobam algumas das principais tecnologias de comunicação em somente um local: internet, GPS, e-mail, SMS, mensageiro instantâneo e aplicativos para muitos fins. Para muitos, é como ter o mundo ao alcance de um simples toque.
Imagine que você esteja no carro, indo para uma reunião superimportante do trabalho e se perdeu no meio do caminho. Se você tivesse um celular normal, poderia tentar ligar ou só mandar uma mensagem de texto para alguém da sua empresa, avisando que iria se atrasar. Com um smartphone, não. É possível, por exemplo, ativar seu GPS para eleger uma melhor rota para o local desejado, acessar a internet e se comunicar por meio de alguma rede social no trânsito, ou até mesmo participar da reunião usando o recurso de videoconferência.
O smartphone serve para estar sempre em contato com alguém. Seja um amigo, sua empresa ou até mesmo os veículos de comunicação que você mais gosta. Ele envia e-mails naqueles momentos em que você não tem um computador por perto, ou permite que você leia as notícia que todos estão comentando, mas você não teve tempo de ver no jornal ao sair de casa. Como não poderia faltar, ele também é uma ótima opção de entretenimento.
Diversão também é um dos atrativos dos smartphones (Foto: Divulgação)Diversão também é um dos atrativos dos smartphones (Foto: Rafael Silva/Tecnoblog)









Com um smartphone é possível fotografar, filmar, assistir filmes, ouvir música, e em alguns modelos, até ver televisão. E a quantidade de aplicativos para eles é enorme: há desde ferramentas para o trabalho, como editores de texto e de imagem, até opções para se divertir, com joguinhos viciantes como “Angry Birds” e “World of Goo”.
Com um smartphone, você também pode ficar de olho em informações importantes, como taxas de câmbio, previsão do tempo e até o trânsito, além de ter uma calculadora e um calendário sempre a mão, ler seus jornais e revistas favoritos, fazer compras online e até mesmo pagar suas contas e verificar seu saldo no aplicativo do seu banco (e sem risco de roubarem seus dados com vírus).
Também é importante ressaltar a conectividade dos smartphones: Bluetooth, Wi-Fi, USB,… Sem falar nas funções “externas” do aparelho. Um smartphone pode funcionar, por exemplo, como lanterna ou controle remoto, e até como bússola
.
Por que comprar um smartphone?
Cada possível usuário pode ter o seu motivo especial para comprar um smartphone, mas a certeza é de que praticamente todas as pessoas precisam de um. Seja para as tarefas mais simples, como simplesmente navegar na internet, utilizar as redes sociais e fotografar seus momentos mais especiais, ou então para estar sempre de olho em notícias e realizar tarefas longe do computador.
A principal razão para se comprar um smartphone é justamente a sua polivalência. Ele serve para tanta coisa que com certeza vai facilitar alguma coisa da sua vida. Afinal, hoje em dia nem mesmo o preço é uma barreira. É claro que existem aparelhos bem caros, mas também já existem smartphones simples, com preços bem semelhantes aos de “celulares normais”.
Se você vai investir na compra de um novo aparelho, o ideal é fazer a transição para o smartphone. Independentemente de sua idade e do uso que você faz do telefone celular, nunca é tarde ou cedo demais para se adaptar às novas tecnologias e perceber que um telefone, hoje, pode fazer muito mais do que somente ligar.
Qual smartphone comprar?
O mercado dos smartphones cresceu muito nos últimos anos e, com isso, surgiram diversas opções nas prateleiras das lojas em todo o país. Mas é preciso tomar cuidado na hora de se adquirir um novo telefone. Nem sempre o mais barato é a melhor opção, assim como não é porque um aparelho é caro que ele vai ser extremamente superior a um de valor inferior.
Galaxy, da Samsung, é um dos smarts mais famosos (Foto: Divulgação)Galaxy, da Samsung, é um dos smarts mais famosos (Foto: Rafael Silva/Tecnoblog) 


As principais marcas de smartphones no mercado são: Apple, Samsung, Motorola, LG, Nokia eBlackBerry. Cada uma tem suas particularidades. Entre os sistemas operacionais, os líderes são o iOS, do iPhone; o Android, do Google; e o Windows Phone, da Microsoft; mas oSymbian, da Nokia, também é uma opção bastante popular.
A batalha pela ponta do mercado fica entre o iPhone e os aparelhos com Android, com o smartphone da Apple ainda levando ligeira vantagem. Entenda as diferenças entre ambosantes de escolher qual telefone levar para casa, e não se esqueça também de que para se aproveitar da melhor forma um smartphone é preciso assinar um pacote de dados com sua operadora de telefonia móvel. Afinal, a Internet é a base de toda a inovação que este tipo de produto. De pouca coisa adianta comprar um smartphone sem que ele tenha a tecnologia 3G habilitada.
Se ainda estiver em duvida explico melhor:
Celular comum é aquele que realiza e recebe ligações, tem acesso a internet e tira fotos de baixa resolução mas é só.
Smartphone é um celular inteligente, vem com sistema operacional dentro tal como um notebook e tem varias funções,aplicativos e etc.
Mas e o sistema operacional, o que é e para que serve? bem, ai vai a explicação.
Windows Mobile: é um sistema operacional compacto, desenvolvido para rodar em dispositivos móveis como Pocket PCs, smartphonese aparelhos de multimídia em geral. Projetado para ser capaz de realizar boa parte do que é possível em uma versão PC do Windows, o sistema vem com um conjunto de aplicações básicas bem conhecidas no mundo dos PCs, tais como o Word, Excel, PowerPoint,Windows Media Player Pocket.
Android: é um sistema operacional de código aberto para dispositivos portáteis. O código aberto faz com que muito mais aplicativos sejam oferecidos para o sistema, aumentando a competitividade e a qualidade dos produtos oferecidos, proporcionando mais liberdade de criação para as empresas e desenvolvedores autônomos interessados em criar para esta plataforma e, por fim, dando ao usuário uma gama de escolha muito maior.
BlackBerry OS: você fica conectado a tudo o que é importante mesmo em trânsito. E-mails, telefone, mapas, organizador, aplicativos, jogos, internet e muito mais. Oferece ferramentas que você precisa para manter seu dia sob controle, como: calendário, catálogo de endereços, lista de tarefas, bloco de notas e calculadora. Com transmissão móvel, você acessa vídeos, músicas e notícias de sites.
Acesso às Redes Sociais: com acesso fácil, você tem mobilidade na hora de trabalhar, sincronização com a agenda pessoal, recebe seus e-mails com tranquilidade, e ainda pode acessar as redes sociais e se comunicar com amigos e colegas de trabalho de onde estiver.
Aplicativos e Jogos: para quem pretende preencher o tempo enquanto espera o trânsito andar, por exemplo, você terá em suas mãos um game, com um diferencial excelente, o tamanho da tela. Alguns modelos podem ser conectados com sua TV para que você possa curtir uma experiência mais realista dos games, - inclusive em 3D - muita modernidade e tecnologia em único aparelho.
Conexão (Wi-Fi, 3G, Bluetooth): um smartphone tem capacidade de conexão com redes de dados para acesso à internet, seja através de wi-fi ou pacote de dados das operadoras. Através dessa conexão, o usuário acessa páginas tradicionais da web ou versões móveis desses endereços.
O Bluetooth é um grande amigo na hora de organizarmos nossa casa ou escritório, uma vez que eliminamos os fios, tornando o ambiente verdadeiramente mais agradável, limpo. Com essa tecnologia não precisamos colocar necessariamente a impressora ao lado do computador. Você pode escutar suas músicas preferidas no seu som estéreo ou no seu celular com MP3 diretamente no seu fone de ouvido.
E qual celular ou smartphone escolher? tudo depende de como e o que você vai usar mas para ajudar te damos algumas boas dicas.

1 - Teclado ou tela sensível ao toque?

Podemos dizer que há duas categorias de smartphones: os que possuem apenas uma tela ampla e sensível ao toque; e dispositivos que possuem uma tela menor, porém oferecem um teclado com botões para letras, símbolos e números. Tudo, na verdade, se trata de uma questão de gosto. No entanto, se você pretende utilizar o aparelho principalmente para digitar textos, como responder e-mails, criar pautas e fazer anotações, smartphones com teclados costumam ser mais indicados. No que se refere a e-mails, aparelhos da linha BlackBerry, da Research In Motion (RIM), ou modelos como o E6 (foto abaixo), da Nokia, são muito indicados porque também oferecem aplicativos que permitem responder e receber correio eletrônico facilmente, sendo útil para quem tem muitos compromissos.

Nokia E6
Nokia E6
Se, no entanto, você não tem tanta necessidade de digitar no smartphone, aparelhos com tela sensível ao toque podem ser mais adequados às suas necessidades. Dispositivos deste tipo permitem acesso rápido aos recursos oferecidos com simples toques no visor e, nos modelos mais sofisticados, como a linha iPhone, da Apple, é possível, por exemplo, aplicar efeitos de zoom em imagens e passar de uma música a outra com um simples arrastar de dedos na tela. Sem contar que praticamente todos os smartphones do tipo oferecem um teclado virtual para quando a digitação de textos for necessária.

iPhone: tela sensível ao toque e simulador de teclado - Imagem por Apple
iPhone: tela sensível ao toque e teclado virtual - Imagem por Apple
Mas é claro que também há aparelhos que unem o melhor dos "dois mundos": muitos fabricantes estão colocando no mercado smartphones que possuem tanto telas sensíveis ao toque quanto teclado, como é o caso do modelo Xperia mini pro, da Sony Ericsson. Na maioria dos casos, o teclado fica acoplado na parte traseira do aparelho, devendo ser deslizado para ser acessado. Este tipo de aparelho se mostra muito interessante, mas para algumas pessoas pode apresentar duas possíveis desvantagens, dependendo do modelo: maior espessura e comprimento ligeiramente mais alongado.

2 - Sistema operacional

Tão importante quanto o próprio aparelho é o seu sistema operacional. É recomendável utilizar plataformas conhecidas, pois estas contam com melhor suporte e também com maior leque de aplicativos. Os sistemas mais conhecidos e recomendados são (em ordem aleatória): iOS (iPhone), BlackBerry, Symbian, Android e Windows Phone. Os dois primeiros são exclusivos de seus desenvolvedores, ou seja, iOS só é utilizado nos aparelhos da Apple, e BlackBerry só em dispositivos da RIM. O Symbian, atualmente, é utilizado exclusivamente pela Nokia, mas deverá deixar de ser empregado em novos aparelhos em 2012.

Aplicativos no iPhone - Imagem por Lucas Uyezu
Aplicativos no iPhone - Imagem por Lucas Uyezu
Por sua vez, tanto o Android quanto Windows Phone podem ser implementados em aparelhos de diversos fabricantes, desde que determinados requisitos sejam cumpridos. Ambos também são adequados para dispositivos com tela sensível ao toque, mas as semelhanças terminam por aí: o Android é um projeto aberto, portanto, passível de alterações. Isso significa que a implementação desse sistema pode variar de aparelho para a aparelho. No caso do Windows Mobile/Phone, há uma padronização mais exigente, fazendo com que as funcionalidades do sistema permaneçam praticamente iguais mesmo em smartphones diferentes.
Todos esses sistemas (e outros que não foram citados) têm suas qualidades, mas é importante testar as opções existentes ou procurar informações sobre eles com outros usuários ou no site do fabricante, por exemplo, para verificar se as características das plataformas avaliadas agradam. Na maioria dos casos, quanto mais recente a versão do sistema operacional, melhor é a experiência do usuário.
Se você pretende comprar um smartphone importado, também deve ficar atento à possibilidade de configurar o idioma do sistema operacional, do contrário, poderá ter dificuldades em acentuar palavras ou utilizar a letra 'Ç', por exemplo.
Observe também se o aparelho que te interessa oferece uma boa ganha de aplicativos. Embora seja possível instalar programas posteriormente, é sempre bom contar com ferramentas já instaladas para as funcionalidades mais básicas, como player de áudio, navegador de internet, bloco de notas, calculadora, leitor de arquivos em PDF, editor de textos, entre outros.

3 - Duração da bateria

De nada adianta ter uma smartphone rico em recursos se você precisa recarregar a bateria do dispositivo com muita frequência. Muitas vezes, o fabricante informa que a bateria do dispositivo dura várias horas, mas não deixa claro que isso acontece apenas em situações em que se exige pouco do aparelho. Por isso, é importante pesquisar na internet ou com amigos que tenham o smartphone em questão quanto dura a bateria quando redes 3G ou conexões Bluetooth são utilizadas, por exemplo, pois atividades como essas geralmente resultam em maior gasto de energia.
Como não dá para esperar "milagres" em relação a esse aspecto, uma vez que a indústria ainda não conseguiu criar baterias "poderosas", verifique se seu smartphone permite trocar facilmente esse item. Assim, se você for um usuário que depende muito do celular, poderá comprar uma bateria extra para não correr o risco de ficar com o aparelho inutilizado por falta de energia.

4 - Recursos de conectividade

Você deixará de aproveitar boa parte dos recursos de seu smartphone se não puder conectá-lo à internet, por isso é essencial verificar os recursos de conectividade de um aparelho antes de comprá-lo. É importante que o dispositivo ofereça, pelo menos, compatibilidade com três tipos de tecnologia: redes 3G, Wi-Fi e Bluetooth. O primeiro, obviamente, permite que você utilize algum plano de acesso à internet de sua operadora de telefonia celular, enquanto que o segundo possibilita o uso da rede sem fio de sua casa ou de algum lugar público, especialmente porque redes Wi-Fi gratuitas estão cada vez mais comuns em lugares como restaurantes, aeroportos, rodoviárias e shoppings. Bluetooth é importante para que você possa compartilhar arquivos com outras pessoas ou mesmo utilizar dispositivos compatíveis com seu celular, como fones de ouvido.
É importante também que o aparelho conte com alguma forma de comunicação com fio, preferencialmente USB. Assim, fica mais fácil transferir conteúdo do computador para o smartphone e vice-versa. Felizmente, este tipo de porta é cada vez mais comum nos aparelhos. Atualmente, é possível encontrar inclusive smartphones com porta HDMI, como mostra a imagem a seguir:

Porta HDMI em um Nokia N8
Porta HDMI em um Nokia N8

É interessante também que o aparelho ofereça GPS (Global Positioning System). É um recurso que pode ser extremamente útil quando você fizer viagens de carro ou estiver em uma localidade desconhecida.

5 - Câmera


Praticamente todos os smartphones atuais oferecem câmeras para fotos, mas é importante você verificar se o modelo que te interessa é capaz de gerar imagens com o mínimo de qualidade. Para isso, é recomendável ter um aparelho com, no mínimo, 2 megapixels para ter fotos com resolução razoável. Verifique também se o aparelho é capaz de gravar vídeos. Estes recursos podem até não ser interessantes no primeiro momento, mas podem ser úteis para registrar situações importantes ou inusitadas onde não há uma câmera digital por perto.
Em relação ao flash, a maioria dos modelos oferece apenas iluminação por meio de LEDs, especialmente smartphones mais finos. Este tipo nem sempre fornece resultados muito satisfatórios, mas se levarmos em conta que muitos aparelhos não contam com nenhum tipo de iluminação, é uma opção a se considerar.
Muitos smartphones são capazes também de fazer videochamada, isto é, ligações onde você ouve e vê a pessoa do outro lado da linha. Embora esse recurso ainda não esteja muito conhecido no Brasil, algumas operadoras do país já o oferecem. Além disso, é possível encontrar recursos semelhantes em aplicativos como o Skype. Assim, se você tiver interesse em utilizar essa funcionalidade, verifique se o smartphone que você está pesquisando possui uma pequena câmera frontal. Ela serve justamente para que você possa ficar olhando para a tela quando estiver realizando videochamadas e também pode ser útil, por exemplo, para tirar fotos "frontais".
Com tudo isso, basta você pesquisar e escolher qual tipo de aparelho vai querer e usar,tudo depende do que você quer.
Agora já sabe o que é um Smartphone e qual a diferença dele e de um celular comum certo.
Duvidas? me pergunte responderei a todas com prazer.

You May Also Like

7 comentários

  1. Eu tenho um smartphone e realmente ele é excelente, atualmente, estou com vontade de dar um up para o Iphone, que é melhor, só que este é muito caro, tenho que pesquisar e me planejar para isso. ;] abraços e lindo domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iphone, eu já quis muito sabe, mas depois que comprei um celular com Android não consigo mais querer, alias hoje eu não gosto do Iphone, meu sonho mesmo é ter um Nokia Lumia, eu sempre amei o Nokia, meu primeiro celular foi um Nokia e lembro do meu Nokia que tinha lanterna o único do gênero, todos queriam um desses, tive um Nokia que eu amava de paixão mas minha cachorra puxou o fio sem querer e ai caiu e quebrou, mas a tela só quebrou por que caiu algo muiiiiito pesado em cima.
      Agora, estou em busca de um emprego para ter meu Nokia novamente, é meu celular predileto, sou apaixonada.
      Iphone tem qualidade mas enjoa sei lá.
      Bjs e obrigada Barbie

      Excluir
  2. Oi, não sei se gosta muito de fazer "meme" mas te indiquei pra fazer um!
    http://shynessisnice.blogspot.com.br/2013/07/hate-and-love.html
    =)

    ResponderExcluir
  3. Linda...
    Lembra da novidade que eu disse que iria ao ar dia 1º de agosto?
    Pois bem, está lá no blog!
    Link: http://lladodedentro.blogspot.com.br/2013/08/desafio-do-leitor-agosto.html


    Se trata de um desafio mensal proposto aos leitores do blog, que até determinada data aparecerão no Lado de dentro!
    Conto com a sua fofa participação! *-----*
    O primeiro desafio já está lá, bora conferir?
    Beijo beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi linda! Imagina, não fico brava não haushau
    Mas numa proxima vez vc participa tá?

    Falando nisso, a cartinha que lhe enviei chegou?

    beijo grande flor!
    Ah,se eu pudesse com certeza enviaria mil e uma coisas pra vcs hahahaha
    Mas eu não sou Melina :(
    hahahahahah brincadeira!


    beeeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chegou sim,eu adorei, acho até que tinha postado uma foto dela no facebook rss.

      Excluir

Sua opinião é muito importante para mim,
Comente, discuta,converse, a casa é sua.
Obrigada e volte sempre que quiser.