A Lenda da Fênix

by - 17:16


yun_6322
Eu sempre gostei de ler e ouvir histórias sobre a Fênix, ela sempre me fascinou talvez pelo fato de ela renascer mais bela e forte do que antes.
Essa seria uma metáfora para dizer que nós tal como a Fênix renascemos mais belas e fortes depois de um acontecimento, quando algo ruim nos acontece e parece que nos falta forças, esperança ou fé;
Já passei por esses momentos e lembrar da história da Fênix sempre me ajudou, pensar que mesmo com tudo de ruim que possa me fazer, que tenha me acontecido eu vou me reerguer mais forte, mais bonita por que não.
Mas a história que eu mais gostava de ouvir da Fênix e que infelizmente não encontrei fonte, nome nada mas me lembro até hoje de cada palavra é a seguinte:
De que a Fênix logo quando vai chegando a hora de sua morte ela perde suas penas, fica feia, magra, sem cor e logo em seguida queima no fogo dando lugar a uma bela ave, mais bela do que era antes e mais forte e vibrante.
É isso que penso, que nós quando estamos mal ficamos feios, sem cor, sem brilho para em seguida renascermos mais belos e fortes, mais vibrantes.
Gosto de pensar que todos temas a força de uma fênix dentro de nós, que todos temos o poder de renascer  de superar os problemas sejam eles quais forem por mais difíceis que sejam.
A lenda da Fênix viaja por vários países, culturas e povos  e é uma das mais belas que conheço.
Abaixo seu significado e suas lendas:

A LENDA A FÊNIX
A Phoenix, Fênix ou Phoinix (grego) é a lendária ave que ateia fogo em si mesma quando descobre que está para morrer.
Ela povoou o imaginário mitológico das antigas civilizações egípcia e grega.
A lenda diz que a primeira Phoenix surgiu de uma centelha que o deus Ra soprou sobre a face da Terra, representando o Fogo Sagrado da Criação.
Segundo a lenda, seu habitat é entre os desertos da Arábia, entre as ervas e temperos aromáticos.
Ela vive por volta de 500 anos e após esse período procura uma árvore solitária e, no alto de sua copa, faz seu ninho com canela, olíbano (uma espécie de goma-resina, encontrado na África e na Índia; especiaria muito utilizada na Antiguidade para se fazer incenso) e mirra (espécie de arbusto encontrado em regiões desérticas, especialmente na África e no Oriente Médio).
Ela, então, ateia-se fogo e de suas cinzas surge um pequeno ovo vermelho de onde nasce uma outra Phoenix, mais forte e mais bonita.
Ela representa a imortalidade do ser, o poder de mudança, de consciência de si mesmo.
Pode ser vista, também, como um modelo de perfeição ou de beleza absoluta.
Na mitologia egípcia a Phoenix é reverenciada como a personificação do deus Ra (deus do sol). Existe somente uma da espécie e é por isso que o deus Ra jurou que enquanto a Phoenix renascer das cinzas, a esperança, no mundo, nunca morrerá.
Portanto, a Phoenix representa a depuração da alma.
Segundo a lenda, o tamanho da ave assemelha-se ao da águia.
Tem olhos brilhantes como as cores das estrelas.
Sua plumagem é dourada no pescoço e no papo; púrpura no restante do corpo;
possui uma crista formada por penas finíssimas e delicadas, sendo sua calda constituída por penas longas e suaves, nas cores branca e vermelha.
Na mitologia oriental também existe uma Phoenix que simboliza a felicidade, a virtude e a inteligência.
E sua plumagem é feita das sete cores sagradas para os orientais: as cores do arco-íris.


E vocês, o que acham? já conheciam a lenda da Fênix? se identificam com ela de alguma forma? me conte.

You May Also Like

0 comentários

Sua opinião é muito importante para mim,
Comente, discuta,converse, a casa é sua.
Obrigada e volte sempre que quiser.