Outubro é Rosa

by - 00:03

OutubroRosa_CrownePlazaCuritiba_2[5]
Esse ano é diferente com certeza…
Que eu me lembre, nunca antes vi tantas pessoas se conscientizando, querendo ajudar, mudar algo e esse é o caso do já conhecido Outubro Rosa.
Mas o que é Outubro Rosa?
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

   Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).
   A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
  A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
   A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.
Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.


Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

Estimativa de novos casos: 57.120 (2014 - INCA)
Número de mortes: 13.345, sendo 120 homens e 13.225 mulheres (2011 - SIM)
O câncer de mama tem matado e causado muita dor a muitas mulheres e a grande questão é que, se diagnosticado com antecedência pode evitar muitas mortes .
Li uma história muito legal pela revista Super Interessante onde uma menina chamada Brittany Wenger, de 17 anos após ver uma prima sofrer com câncer de mama decidiu ajudar.
Ela desenvolveu um software capaz de detectar este tipo de câncer com o máximo de precisão e o mínimo de impacto possível. A ideia deu a ela o prêmio máximo da Google Science Fair de 2012.
Pessoas no mundo todo cada dia mais tem se conscientizado de como a prevenção do câncer de mama é importante e muitos tem buscado novos meios e soluções para ajudar quem tem ou teve o câncer de mama.
Outubro marca essa luta, essa revolução.
Mas se engana quem pensa que o câncer de mama atinge apenas as mulheres, é raro mas o câncer de mama pode atingir também os homens, recentemente vi uma foto de um homem que dizia que por causa do câncer de mama ele perdeu uma das mamas e isso me surpreendeu muito por que, até então eu não sabia que o câncer de mama poderia atingir os homens.
Então a mensagem que fica nesse mês é;
Cuide-se, faça o auto-exame, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação, se você é mulher e tem mais de 20 anos, pois cerca de 90% dos tumores  são detectados pela própria paciente, procure seu médico e faça exames periódicos pelo menos cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos; acima dos 40 anos, realize o exame anualmente.
* Não se esqueça de que a mamografia deve ser realizada todos os anos;
* Atenção: embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, especialmente depois dos 50 anos, eles não podem desconsiderar sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos.

Faça parte desta luta, participe.
Ilumine sua casa, mostre que voc
ê apoia essa campanha e não se esqueça;

Algumas campanhas legais para ver e participar ou simplesmente se inspirar:

http://mulhervitrola.com.br/2014/10/vem-pro-pinklipsday/

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2014/10/campanha-outubro-rosa-comeca-nesta-quarta-feira-em-cuiaba.html

http://www.amigasdopeito.com/

A maior chance que tem de não desenvolver o câncer de mama é a prevenção, cuide-se.
outubro_rosa_blog2

 

You May Also Like

9 comentários

  1. Estou AMANDO ver tantos posts sobre o Outubro Rosa é tão importante né? Espero que contribua pra que muita gente faça os exames e se previna : ) http://atravesdosespelhos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. É Alana, realmente estou vendo muitos posts sobre isso e também espero que muitas mais pessoas se conscientizem e se previnam.Abraço grande e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal mesmo o outubro rosa. Ainda não agendei o meu exame!! mas vou fazer isso já

    ResponderExcluir
  4. Isso ai Fran, faça mesmo é sempre importante.Bjs e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que muitas abraçaram a causa né amiga? Lindo post, bem explicadinho...adorei!! Vê não some hien? Tô com saudades já..bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Clau...É mesmo, eu to gostando de ver é bem legal isso.E pode deixar, logo tem novo post.Beijo grandeee

    ResponderExcluir
  7. Temos que nos cuidar acima de tudo, e acredito que o Outubro Rosa ajuda muito a conscientizar :)www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi fer!Queria dizer que indiquei o Conversa Intima pro One Lovely Blog - http://coresdodia.com.br/one-lovely-blog/Se responder me manda o link pra eu ver! beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Fran,Que legal, obrigada por me indicar.Assim que responder eu te mando o link sim pode deixar.Abraço grande, eu já vi a matéria e adorei viuBjs mil

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim,
Comente, discuta,converse, a casa é sua.
Obrigada e volte sempre que quiser.