Guia para criar um blog original de sucesso no Blogger

by - 10:58


Blogger  Conversa Intima

Eu não sou expert nem nada e mal sei html mas, decidi usar o que aprendi para ajudar e quem sabe dar boas dicas para quem está começando ou quer aumentar as visitas no seu blog, vamos lá?
1-O layout
Vamos lá;
Você fez seu blog, criou o nome, endereço e tudo e agora? e o tema?
Bom, o Blogger tem os temas simples mas você vai lá em “Personalizar” e vai ver vários modelos diferentes.
O meu é o Espetacular, o primeiro que é meio cinza e branco.
Então você vai no layout dentro do designer de modelo do blogger mesmo e lá você pode escolher quantas colunas você quer, e no footer se quer duas, três ou uma barra onde você pode adicionar widgets.
Feito isso vá em ajustar larguras e defina o tamanho que quer, quando maior a área dos posts melhor, assim pode por imagens grandes e é o que gostamos, os leitores adoram fotos e imagens grandes só não exagere muito ok, o melhor tamanho para mim é uma imagem com largura de 744 …
O meu blog tem 1210 de largura total do blog e a barra lateral tem 370 por que assim ela fica larga mas não muito para mim está ótimo.
Agora,
Você pode alterar praticamente tudo e isso é muito legal no Blogger,vá em “Avançado”  você vai ver varias opções de personalização entre elas fontes e cores de fontes, pode mudar tamanho, tudo o que quiser lá, personalize da forma que quiser mas lembrando que:
As fontes tem que ser bonitas e originais sim mas tem que ter um tamanho nem pequeno nem grande e ser legíveis, não ser cansativas para quem lê o blog , por exemplo;
Eu tenho miopia então se tiver uma letra ou muito pequena ou difícil de entender eu desisto do blog por que da até dor de cabeça, mesma coisa se tiver muita cor, PELO AMOR DE DEUS, cor é bem vinda mas não exagere, nada de cores em neon ok nem muita mistura, tudo tem que combinar entende.
A fonte dos posts tem que combinar com o resto do texto assim como as cores, tudo quem estar em harmonia para ficar bonito entendeu?
Aqui vai alguns links de fontes que pode gostar e o nome da fonte que uso tem no código do blog e mais uma vez eu digo, pode ver mas por favor NÃO COPIE seja original, copiar é ilegal ok.

http://www.google.com/fonts/#
http://www.dafont.com/pt/

E aaaa eu li isso já em vários blogs e repasso:
As imagens tem que estar sempre no mesmo tamanho, fica feio uma imagem com tamanho diferente da outra.
Bom, depois de ter personalizado as fontes e cores vá para o “plano de Fundo” lá tem modelos prontos maas você pode escolher um que você goste e aqui vai a outra dica de ouro:
NUNCA, JAMAIS coloque um fundo exagerado, colorido demais, com formas grandes demais, por que da uma dor de cabeça, nossa, doí a nossa vista sabe além de que a pessoa vai prestar mais atenção no fundo do blog do que no texto do seu blog,
Existem vários sites com fundos para blog, escolha um simples e bonito que fique em harmonia com o resto do blog, tem que ser simples, nada exagerado ok, se quiser pode deixar branco mesmo, fica bonito sempreeee
Na duvida escolha o branco pra tudo é simples mas muito bonito e agradável aos olhos.
Para quem quer fundos legais, abaixo passo alguns que tenho e que podem usar:
clean_textilecrazykira-resources_22crazykira-resources_59 (2)crazykira-resources_59 (4)cream_pixelscream_pixels_@2Xcross_scratchescrosswordcrossword2crossword3debut_lightdebut_light_@2Xexclusive_papergrainy01_02grainy02_02grainy03_03grainy06_03greyzzgreyzz_@2Xlight_greylight_grey_@2Xlight_woollight_wool_@2Xpicmonkey_paper.bdaf10974e9eseamless-paper-patterns-5skin_side_upskin_side_up_@2Xtumblr_static_bg_texturaveCqfLk
Feito isso salve e vá para o layout.
Em “Navbar” escolha  a opção desativado.
E onde mostra as páginas escolha excluir por que a gente pode e deve fazer um menu personalizado e bonito facilmente.
Ok, agora vamos ao básico:
Notou que no meu blog a área de posts e barra lateral não tem sombra né…o modelo original tem mas eu não gostei e quis tirar e então fui eu a caça da parte do código que faz ele aparecer.
Agora você vai ter que mexer um tantinho no HTML do seu blog mas não se preocupe, não é nenhum bicho de sete cabeças não.
Vá agora em editar html e expanda tudo;
A parte que queremos está no CSS do blog mas o que é isso Fernanda?
Para deixar bem simples é toda a parte responsável pela aparência do blog, cores, fontes e sombras e ela fica sempre acima do  ]]></b:skin> e por que?
Abaixo dele vem o html ou xml do blogger que tem várias chaves e códigos para fazer funcionar o blog sempre vem com uma chave assim <
Ok, lá no css vamos procurar onde está a parte do código responsável por mostrar as sombras na área dos posts e barra lateral  e vou mostrar a parte que ainda tem e já digo por que.

border-top: 5px solid $(widget.border.color);
-moz-box-shadow: 0 0 $(shadow.spread) rgba(0, 0, 0, .0);
-webkit-box-shadow: 0 0 $(shadow.spread) rgba(0, 0, 0, .0);
-goog-ms-box-shadow: 0 0 $(shadow.spread) rgba(0, 0, 0, .0);
box-shadow: 0 0 $(shadow.spread) rgba(0, 0, 0, .0);


Basicamente é essa parte no css responsável pelas sombras na área dos posts e barra lateral  e como eu não sei alterar esse código e não entendo necas simplesmente fui excluindo onde ele aparecia mas agora preste atenção;
Na parte do Footer no css não apague esse código, deixe como está por que do contrario o footer vai ficar transparente e nem com reza braba ele vai ter, imagem nada.
Feito isso salve e continue na edição do html do blogger.
Vamos a imagem Header que é imagem de topo que vemos;
Para por um menu personalizado eu tive que excluir a Header do blogger isso mesmo, excluir, ocultar mas é bem facinho e fiquei boba de ver;
Aperte CTRL + F  ao mesmo tempo e vai aparecer uma caixinha de busca procure por
header h1{
Ou só Header
H1 correspondo a fonte do cabeçalho.
Após encontrar o código css relatado, você deverá inserir o seguinte código antes do fechamento da chave }:
display:none;
Visualize e se estiver tudo certo é só salvar.
Antes de fazer qualquer alteração no HTML, é ideal que você faça o backup do template do seu blog.
Para ocultar a descrição do título procure pelo código:
#header.description
E proceda da mesma maneira. Antes do fechamento da chave } inserira o código:
display:none;
E pronto, não vai mais aparecer o titulo nem a descrição e poderemos criar um menu e uma Header bem legal..
E para saber como faz vá no post que fiz para explicar como fazer uma imagem mapeada é bem legal e fácil
Veja em Mapeamento de Imagem.
O resto você vai lendo, conhecendo e aprendendo por que, aprender a mudar seu tema nem é tão complicado assim e é muito legal, tem um gostinho todo especial ter um tema que você personalizou, que tem a sua cara sabe.
Uma outra dica:
Se tem duvida não sabe fazer uma imagem Header para seu blog use e abuse do PhotoScape ele é muito fácil de mexer e legal e o que eu fiz na minha por exemplo foi montar as imagens que eu queria assim como o menu, coloquei o texto na faixa, fui vendo o tamanho, no meu blog tem vários brushes para você usar e montar sua Header ok.
Se quiser saber mais sobre o PhotoScape veja aqui.
Como eu mudei as fontes do blog?
Procurei no google, achei as fontes e apliquei é fácil se quer saber e o google mesmo tem um site com fontes para você pegar e usar, agora;
Como é que o titulo e data do blog ficaram daquele jeito?
Aaaa minha amiga, eu não sei explicar essa parte e por que?
Peguei uma parte de um código de um blog que vi isso, encontrei a fonte também e apliquei e como?
Adicionei a parte do código em css que tem o titulo e data como quero lá no html do meu blog e como isso?
Vá com a seta bem em cima do titulo do post e clique com o botão direito e vá em inspecionar elemento e veja como é o código que aparece, depois clique em uma área do blog com o botão direito e vá em exibir o código fonte da pagina…o meu dá para ver, alguns não aparece.
Mas ATENÇÃO AQUI:
Não copie e cole simplesmente, a intenção é encontrar o código e personalizar, deixar com a sua cara e não ficar um igual ao outro por isso é feio, ilegal e proibido ok.
Agora vamos as dicas para não espantar seus leitores.
-Retire a verificação de palavras dos comentários por que, NINGUÉM gosta e isso dificulta comentar, é chato e as pessoas fogem de blogs que o tem.
-Não ponha muitas propagandas, ao invés disso procure parcerias com o tempo e tendo publico você vai ter isso, programa afiliados? melhor ficar sem, não ganha muito e polui o blog, ninguém gosta de um monte de propaganda e janelinha pop up surgindo no blog enquanto tenta ler o seu post.
-Crie textos de qualidade, não copie e cole algo, escreva com suas palavras…
Exemplos:
Se criar um blog de games pesquise, leia, não coloque só lá o link do game e pronto, coloque sua opinião, pesquise mais e escreva com suas palavras,
Se for um blog de maquiagem ou perfume, nós leitores vamos querer o review completo, pelo amor de Deus não coloque só a descrição do produto e fim, coloque o que você achou dele, quais as características, pontos positivos e negativos e link de onde comprar de preferencia .
E se for um blog de look do dia tipo isso, amiga, faça diferente não faça igual, seja única, apareça mais, tem um monte de blog de look do dia mas só alguns poucos se sobressaem por que? por que gostamos de looks diferentes, de ver a personalidade da pessoa mesmo, gostamos de coisas diferentes e que não pensamos antes sabe…seja criativa enfim.
-Não coloque musica automática no blog, ninguém gosta.
-Nas barras laterais você deve por;
Suas redes sócias onde você está e divulga seu blog.
Caixa de pesquisa(adoramos)
Arquivo do blog
Widget do facebook, Google+ e Instagram
E pelo amor de Deus coloque uma daquelas setinhas de “volte pro topo” por que ninguém merece ir até o final lá do blog e ter que voltar pra cima assim, na mãe sabe enche o santo saco.
Não roube fotos dos outros sem pedir e não copie e cole um texto é feio, todos percebem e abandonam o blog em seguida.
Não esqueça de divulgar seu blog nas redes sociais e de que, um blog bonito é um começo mas precisa de um bom conteúdo.
Post fotos suas, nós adoramos, mas, saiba como e onde tirar as melhores fotos, escolha um fundo legal, nada que polua a imagem visualmente, foque bem o objeto e treine, treine muito e vai se sair bem.
Você sabia que pode divulgar seu blog no Google?
Pois então, basta adicionar o endereço do seu blog aqui 
http://www.google.com.br/add_url.html 
E o Google ainda deu uma mãozinha e fez um pequeno tutorial de como promover seu blog, veja em 
https://support.google.com/blogger/answer/42377?hl=pt-BR
E é isso,
Essas são as dicas para quem está iniciando, se gostaram curte e comente e se tiver alguma sugestão,duvida ou critica pode falar, mesmo as criticas são sempre bem vindas.
Espero que tenham gostado,
Abraço e voltem sempre.

You May Also Like

6 comentários

  1. Adorei as dicas!! Beijos

    http://donamini.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Yasmini,
      Qualquer duvida só gritar
      Abraço grande e volte sempre

      Excluir
  2. Ah, Nanda, que bacana de sua parte ajudar a quem precisa.
    Eu não entendo nada sobre isso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Morg, quem sabe com esse pequeno guia você começa a mexer no html do seu blog ? eheheheeee qualquer coisa só chamar viu.
      Bjs mil

      Excluir
  3. Nossa,dicas incriveis! Adorei! *u*
    PS: Seu blog é lindo demaaais!Layoutfonte..Tudo lindo! Amei,parabéns! <3 *u*

    http://mycrazyangels.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooown que bom que gostou fico muito feliz sempre que alguém gosta di meu filho ( o blog) rsss
      E que bom que gostou do post, segunda tem uma espécie de segunda parte ...
      Muito obrigada pela visita e volte sempre.

      Excluir

Sua opinião é muito importante para mim,
Comente, discuta,converse, a casa é sua.
Obrigada e volte sempre que quiser.