Celular-A novela...

by - 12:01

Um dos motivos de minha ausência  se deve ao meu celular;

Acontece que porque o sistema do Android após ser atualizado ficou instável e travando decidi por outro sistema.

Bom, para quem nunca se aventurou nessa águas fique sabendo que trocar de sistema é simples mas perigoso sim, porque pode dar muitos problemas e dores de cabeça mas ainda sim se fizer tudo direito e seguir a risca as instruções no final tudo vai correr bem, o que não foi o meu caso.

Eu quis colocar um sistema que é baseado no Android só que, com muitas mais opções, melhoramentos e totalmente personalizável, ele se chama CM CyanogenMod a versão que quis colocar foi a 12.1 que corresponde ao Android 5.1.

Um detalhe da CM é que tem atualização toda semana ou seja, tem bugs? vem atualização rapidinho corrigir.

Mais um detalhe;

A CM possui o que se chama de versão estável, versão instável e versão beta os nomes correspondentes são:

Stable

Experiments e

Nightly

A que uso é a ultima.

Pois bem, fui seguir um tutorial achado no site do AndroidPit onde você encontra tudo, tem até fórum para ajudar...

Mas calma ai, se você possui Moto G ou qualquer outro Motorola saiba que precisa desbloquear o Bootloader, depois precisa por o que se chama Recovery e fazer o Root, muita coisa? sim e trabalhoso mas eu pessoalmente gosto de fazer isso.

Mais uma vez, tutorial para fazer isso você encontra no AndroidPit, não quero fazer propaganda nem nada mas se for colocar aqui tutorial desde desbloquear o Bootloader até instalar a ROM vai dar um verdadeiro livro e a intenção desse post é outro maaas sendo eu muito legal  vou por aqui Tutorial facinho de como se instalar uma ROM só para vocês verem que na verdade é bem fácil:

Requisitos



Bootloader Desbloqueado
Custom Recovery



Downloads


Download da ROM

Download PA GAPPS(Recomendo)

Procedimento



  • TWRP

    1. Coloque a ROM e os GAPPS na Memória do Aparelho

    2. Reinicie em Bootloader (Desligue - pressione Botão Power + Volume -)

    3. Selecione Recovery (pressione Botão Volume - e após Volume +)

    4. Selecione WIPE

    5. Selecione ADVANCED WIPE

    6. Selecione DATA - CACHE - DALVIK CACHE

    7. Swipe to Wipe

    8. Volte ao Menu Inicial

    9. Selecione INSTALL

    10. Selecione a ROM

    11. Swipe to Install

    12. Selecione os GAPPS

    13. Swipe to Install

    14. Volte ao Menu Inicial

    15. Selecione WIPE

    16. Selecione ADVANCED WIPE

    17. Seleciona CACHE - DALVIK CACHE

    18. Swipe to Wipe

    19. Selecione REBOOT SYSTEM




Voltando....

Bom, eu segui os tutoriais e fui instalar a ROM e dai que meu celular não saia do logo da ROM( sabe quando você liga o celular aparece lá um logo da Motorola né? então).

Dai tentei refazer tudo de novo e nada e já fiquei preocupada, pedi ajuda e nada resolvia e então um ser resolveu me dar a brilhante ideia de ir lá na Recovery certo, selecionar a opção Wipe e lá além do que se seleciona normalmente ele disse para eu selecionar o "Internal Storage".

Para quem não sabe, o Recovery funciona como um canivete suiço onde você instala novos sistemas, aplicativos e faz uma faxina no seu celular e a opção Wipe é para isso mas ATENÇÃO lá é onde você tem que ter o máximo de cuidado pois pode danificar seu celular( o que aconteceu comigo).

Voltando...eu segui a dica da criatura e dai que, limpei totalmente meu celular tipo, tudo mesmo, não sobrou nada nem para voltar ao sistema original de fabrica entende?

Quando você formata o Windows por exemplo você tem a opção de voltar ao sistema de fabrica não é? com o celular é a mesma coisa só que no meu caso limpei tudo até isso ou seja FUDEU .

Dai fiquei desesperada, tentei por o sistema original via ADB que é um programa que é instalado no Windows, você conecta seu celular via cabo e da os comandos por lá e é assim que se coloca o sistema original de volta no celular certo?

Não, não deu certo, o celular não saia da tela de "Warning Bootloader Unlocked" .

warning

Essa mensagem aparece quando desbloqueamos o Bootloader do celular é bem chatinha mesmo.

Dai fiquei mais desesperada achando que teria que levar o celular na assistência da Motorola que acabaria em, pagar mais de 90 reais pra por um sistema original com defeito pois a garantia já acabou.

E fiquei batendo a cabeça tentando descobrir o que aconteceu e como resolver, chorei, fiquei deprimida, com raiva, estressada e mal dormi, alias, nem dormi.

Até que, uma alma boa que ficou me ajudando até de madrugada conseguiu me ajudar a resolver o problema então, algumas coisas que se deve levar em conta antes de instalar uma nova ROM:

2015-07-04

Imagem demonstrativa em inglês com o passo a passo de como o rapaz fez para resolver o brick.

NUNCA, JAMAIS selecione "Internal Stogerage e System" no Wipe ok, NUNCA, mesmo que todos lhe digam que pode fazer que é o certo e blá blá blá blá não faça, previna é melhor.

Segundo, quando o celular esta em Loop Infinito onde não sai da tela com o logo e não deu certo instalar a ROM Stock  você tem que fazer o seguinte( que foi o que eu fiz):

Você instala a Recovery ClockWorkMod a CWM e então formata todas as partições opção "Mounts and Storage" e "format data,cache,scard,system,boot e outros"  via Fastboot ok?

Então, logo em seguida você deixa selecionado o system e como? apenas o system deve estar como "Mount System" o restante  deve estar como "Unmount" .

Mas pera ai Fernanda, como se instalar uma Recovery? é assim:

  • Selecione o CWM ou TWRP, como preferir. Não há recoveries disponíveis para a versão 4.3.

  • Coloque-o na pasta do Minimal ADB e execute, ainda na janela de comando e lembrando de digitar o nome do arquivo corretamente!:
    TWRP 2.7.1.1


    • fastboot flash recovery nomedoarquivobaixado.img




  • Em seguida, basta selecionar a opção Recovery com os botões de volume como ensinado no próprio menu do Bootloader (vol. up = selecionar, vol. down = navegação)


Facinho né?

Então você reinicia novamente o celular via fastboot e instala a outra Recovery a TWRT e ai então você vai na opção Mount e seleciona apenas o System e após vai na opção Wipe ,Advanced Wipe e seleciona apenas o Wipe Cache, Data, Cache e dai é só deslizar o controle que ele faz o resto.

Então você volta e clica em "Install" e com a ROM já na memória interna do seu celular em formato Zip (sempree) você clica nela e para instalar é só usar o controle deslizante e aguarde, a nova ROM será instalada, para iniciar demora menos de 10 minutos ok, se demorar mais que isso é porque algo deu errado.

Se tudo deu certo você vai estar com o melhor e mais popular sistema de todos e vai ficar assim:
screener_20150716(15-24-35) screener_20150716(15-24-52) screener_20150716(15-25-06) screener_20150716(15-25-22) screener_20150716(15-25-44) screener_20150716(15-26-12)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PS: Ao baixar a CM baixe a versão mais atual aqui neste link: 

CyanogenMod


Dai vocês pensam que está tudo certo né?


Nada disso, a novela não acabou;


O chip da operadora não funcionava e nisso tentei novamente por o sistema original afinal, tinha desbloqueado o system certo?


Não, não consegui por o sistema original apesar de fazer tudo certo e então fiz n0vamente todo o processo e coloquei a CM de novo e bingooo


O chip da operadora voltou a funcionar e dai decidi deixar assim com o outro sistema e quando quiser ou precisar eu penso no outro problema de não conseguir instalar o sistema original de volta.


Fica aqui a dica:


Cuidado com o tutorial que você segue, pesquise muito, mas muito mesmo mas preste bem a atenção pois podem ter vários falando a mesma coisa e de forma errada e que vão levar você a ter sérios problemas com o seu celular.


De preferencia fale com alguém, chame no bate papo, o melhor lugar é no Google+ lá tem uma comunidade ótima chamada Android Brasil, tem duas, escolha a que tem mais membros ela é a mais ativa e a melhor, certeza de que lá irá encontrar ajuda sempre.


E ai, gostaram?

Faltou alguma coisa?

Sobrou alguma duvida? só me perguntar e terei prazer em ajudar.

You May Also Like

0 comentários

Sua opinião é muito importante para mim,
Comente, discuta,converse, a casa é sua.
Obrigada e volte sempre que quiser.