A realidade sobre ser blogueira...

by - 09:42

23368678580_969d75a79d_oO que é ser Blogueira?


Blogueira é profissão?


Da dinheiro?


Algumas blogueiras são das antigas, possuem blogs a muitos anos e surgiram antes do boom de blogs comerciais que teve e está tendo e algumas blogueiras de hoje tem se interessado por blogs porque viram ali uma oportunidade de serem populares e ganhar dinheiro mas calma, não são todas que criam um blog pensando unicamente no sucesso e dinheiro.


Hoje, existem blogs de diversos nichos e categorias ;


Posso separar as blogueiras em algumas categorias:


Blog Pessoal


São blogs como o meu, mais um estilo diário onde postamos o que queremos por diversão ou amor ou simplesmente porque gostamos de escrever(meu caso)


Aqui podemos escrever de tudo, falar o que quiser e como quiser sem medo de ser feliz, é um blog para ser você mesma 


Alguns são famosos e fazem sucesso, outros como o meu são desconhecidos ainda e geralmente não dão dinheiro mas podem trazer popularidade, depende exclusivamente do talento da pessoa e seu conteúdo.


Blog de Beauty


São blogs feitos óbvio para falar sobre produtos de beleza e saúde, algumas ganham dinheiro com esse tipo de blog como? parcerias, algumas lojas hoje vêem vantagem em mandar seus produtos para usuárias comuns testarem e postarem o que acharam, isso traz maior credibilidade a marca até além de que, podemos saber se o produto funciona sem ter que comprar ele...só que não.


Blog fashionistas


São blogs sobre look do dia basicamente, as blogueiras desse nicho sempre postam seus looks, roupas, produtos em geral que sempre envolvem roupas, calçados e acessórios e como os blogs de beleza várias marcas viram ali vantagem, então as blogueiras são pagas para tirar fotos com suas roupas e postarem em seu blog(falando bem claro).


Blog de leitura


Blogs que falam basicamente sobre livros, é para quem é apaixonado e viciado em livros, fazem resenhas, tem lista de livros e dão boas dicas de livros para ler.


Blog profissional


O que eu considero um blog profissional?


Simples, jornalistas, fotógrafos entre outros profissionais de áreas diversas decidiram que criar um blog para mostrar seu trabalho seria legal e acertaram, muitos são até mesmo procurados por seus blogs, fotógrafos principalmente;


Geralmente blogs assim são bem profissionais, estilo sóbrio, brancos e que facilita a leitura e foca no conteúdo.


Blog de fotografia


Blogs geralmente criados por fotógrafos ou por quem é apaixonado por fotografia, são uns dos nichos que mais gosto sejam amadores ou não.


Por volta do ano de 2003 ouve um grande aumento de blogs , hoje surge um blog novo quase todo dia, por sua facilidade, gratuidade e pelo que pode oferecer muitas meninas estão hoje criando blogs em busca de fama, dinheiro e popularidade.


Você pode me dizer que não é bem assim e sim, nem todas criam um blog pensando unicamente nisso  mas hoje não tem como negar que existe um numero esmagador de adolescentes criando blogs exclusivamente para ter fama, dinheiro e popularidade e ok, não tem problema algum em querer isso .


Hoje tais blogs já vem com  layouts prontos, comprados e com ilustrações, muitas vezes tem equipamento profissional,  a maioria opta por câmeras profissionais que custam em torno de mil e dois mil reais, fora as lentes que custam oitocentos reais se não mil cada.


Sempre penso no desperdício que seria ter um equipamento desses apenas para postar fotos em um blog sabe, eu terei sim um dia uma câmera profissional mas quando tiver aprendido mais e quando tiver alguma utilidade valida além de postar fotos no blog apenas para ficar bonita, apenas para conquistar mais seguidores porque, uma boa foto conquista mais fãs e seguidores e então algumas meninas perceberam isso e GANHAM um equipamento completo, profissional apenas para postar fotos no blog, lembrando sempre que não são todas assim mas ultimamente tem crescido muito o numero de meninas em um mesmo nicho e tipo de blog e com uma única intenção.


Isso me enlouquece sabe, algumas dizem "O que tem de errado em ter uma câmera profissional para postar fotos no blog?" "Qual o problema de querer ser famosa?"


Nenhum problema nisso, o problema consiste em que elas não fazem a menor ideia de que esses equipamentos foram feitos para trabalho, trabalho de fotografo, que muitos batalham anos para conseguir um equipamento que elas ganham de mão beijada para fazer o seu blog e pior do que isso, muitos blogs que são ótimos, bons mesmo ficam quase que invisíveis  frente a tantos blogs que já vem "prontos" e as vezes vem até com mil seguidores já.


Eu sinto como se isso tudo fosse artificial, não tem um conteúdo, não tem algo verdadeiro ali.


Sim, existem algumas blogueiras que compram sim seu layout e ilustração e que são boas, tem qualidade, conteúdo, tudo o que um bom blog precisa, não vou ficar generalizando e falando que TODAS são assim porque não é verdade.


Conheci um fotografo que me disse que trabalhou mais de 10 anos até conseguir ter um equipamento descente para fazer boas fotografias e vender e que ainda não estava completo  ele foi me contando como era o trabalho de fotografo e dai vejo essas meninas ganhando tudo de mão beijada apenas para postar fotos de looks por exemplo para serem popular e isso realmente me deixa triste de ver como muitas pessoas hoje estão crescendo sem dar o menor valor ao que tem e como tem, se seus pais podem dar o que elas querem é porque eles devem ter batalhado muito pra isso então por favor, dêem mais valor, não usem algo tão poderoso quanto uma Cânon EOS apenas para postar fotos de looks ou alcançar fama por favor;


Sei que muitas vão discordar e brigar mas essa é a minha opinião, é o que eu sinto e fim.


tumblr_inline_mrnq1gWKjx1qz4rgp


Por outro lado vejo surgirem blogueiras que escrevem muito bem, que sabem o que falam, que tem blogs lindos que nos inspiram com seus textos e fotos, obrigada a vocês por existirem e continue surgindo mais blogueiras como elas.


Fico feliz em saber que existem muitas boas blogueiras por ai, algumas muitas das antigas que postam, tem um blog por prazer, porque gostam de escrever, fotografar, sim, existem muitas até e algumas famosas.


Alias quero dizer que existem blogueiras  famosas que vieram do nada sim e são  essas que eu admiro e respeito imensamente.


Eu venho de um tempo que o blog era apenas um diário, parecido com uma pagina de um caderno onde você podia desabafar, escrever poesia ou apenas escrever, rabiscar sem que o texto se perdesse ou amarelasse com o tempo, ele ficaria ali eternizado na internet para quem quisesse o ver e teve de um tudo nessa época, era divertido e colorido...


Primeiro vieram os diários e depois vieram os fotoblogs entre outros bem coloridos onde as pessoas usavam o espaço para mostrar suas paixões e discutir e compartilhar o que gostavam com os outros, era quase uma sala de bate papo.


Eu amo escrever, por vezes tenho que me conter para não deixar um post com cara de livro e nem sempre da certo e isso não é muito bom em um tempo que as pessoas não tem paciência para ler textos grandes, querem ter tudo ali, naquele momento.


Então o que é ser blogueira?


you-never-heard-of-my-blog-gif


Blogueira é o que você quiser ser, você pode criar um blog e por ali o que quiser mas eu peço apenas que ponha ali a sua alma, que seja você e se for bom, as pessoas vão gostar e voltar mas pode levar um tempo, anos até então paciência, viva, brinque, tire fotos e mostre sua vida num blog;


Assim é o meu, minha vida está aqui, quem eu sou, como eu sou é assim o blog.


Hoje o sentido de ter um blog meio que se perdeu, hoje virou algo da moda, até profissão já é, antigamente escrever um blog era um hobbie, um prazer, um ato de compartilhar algo que você gosta ou simplesmente um desabafo( hoje não pode desabafar é feio).


Hoje também existe o chamado Clube da Luluzinha;


Um seleto clube de blogueiras que se fecham nele e não abrem pra ninguém e sim, isso acontece mesmo que algumas nem percebam isso.


Elas já são amigas, se conhecem a tempos e se alguém tenta entrar ou querer conhecer elas , elas se fecham ainda mais.


Já aconteceu de eu ser bloqueada até e algumas são simpáticas, educadas mas não passa disso, se tentar uma conversa, conhecer a pessoa ou falar que quer conhecer ela pessoalmente você vai ver elas sumindo e só voltando depois de alguns dias ou semanas, ou ainda desconversam e por ai vai.


Miga, me diz, qual o sentido de ter um blog, falar que gosta de conhecer pessoas e quando alguém fala que quer te conhecer fugir como o diabo foge da cruz?


ally-brooke-fifth-harmony-gif-camila-cabello-Favim.com-2052652


Eu gosto mesmo de compartilhar, trocar experiências,mostrar minhas fotos,  discutir e estaria sendo hipócrita se dissesse que não quero que meu blog seja visto o reconhecido mas fama?


Não é o que busco, eu busco conhecer mais pessoas, mostrar o mundo através dos meus olhos e quem sabe ajudar alguém, mudar algo, fazer pensar ou simplesmente entreter.


Hoje pode-se dizer que os blogs alcançaram o mundo , quem tem um blog pode se comunicar e falar com qualquer um ao redor do mundo sem  que precisem falar a mesma língua para isso.


Conheço blogueiras legais hoje que  tem blogs lindos e inspiradores e que mostram como é realmente ser blogueira.


Alguns blogs nos inspiram, nos fazem pensar e querer continuar e escrever mais e mais e eu fico feliz que existam blogs assim de verdade.


Não quero que meu blog se torne uma obrigação nunca, que eu fique aflita pensando que tenho que postar todos os dias, em tais dias e horários para ter mais seguidores e fãs, quero continuar me divertindo, fazendo isso porque eu gosto, porque é minha paixão.


Hoje estou descobrindo bons blogs, blogs que não são famosos, são pequenos mas são lindos sabe, bem escritos, legais, simples e que me fazem querer mais da vida, de tudo.


Então vai lá, faça um blog, divirta-se, faça o que gosta, mas por favor, seja você mesma é só isso que eu peço.

You May Also Like

13 comentários

  1. Oi flor, adorei seu texto, muito bem escrito. Sou blogueira assim como você, por amor. Não ganho dinheiro com o blog (não que não fosse gostar se isso acontecesse). No meu blog compartilho minha paixão por viagens, maquiagens e até uma paixão recente, comida! Hahaha. Tomei gosto pela cozinha morando sozinha e agora fico "a louca dos blogs de receita". As pessoas que fazem sem amor, acho que não conseguem manter o blog por muito tempo não. Minha opinião. Beijos e vou passar acompanhar mais os seus textos. Amei a sinceridade 😘❤️

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, adorei seu texto, muito bem escrito. Sou blogueira assim como você, por amor. Não ganho dinheiro com o blog (não que não fosse gostar se isso acontecesse). No meu blog compartilho minha paixão por viagens, maquiagens e até uma paixão recente, comida! Hahaha. Tomei gosto pela cozinha morando sozinha e agora fico "a louca dos blogs de receita". As pessoas que fazem sem amor, acho que não conseguem manter o blog por muito tempo não. Minha opinião. Beijos e vou passar acompanhar mais os seus textos. Amei a sinceridade ?❤️

    ResponderExcluir
  3. Poxa Rachel,
    Que bom ler comentário assim como o seu, me deixa muito feliz em saber que gostou do texto e que vai acompanhar o blog mesmo,
    E que legal, você já mora sozinha, é meu sonho e cá entre nós, já passei da idade pra fazer isso né, espero conseguir ainda.
    Quando a gente começa a cozinhar e vê que da certo ai a gente fica assim mesmo, normal e é bom porque vamos experimentando novas receitas.
    Muito obrigada pelas palavras
    Abraço grandeeeeee
    Bjs mil

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernanda, super concordo com muita coisas que vc escreveu, até acho que isso que estão fazendo hoje nem deveria se chamar blog devia ter outro nome, porque blog mesmo é bem isso aí que vc descreveu. Compartilhando aqui minha experiência , de uns tempos pra ca resolvi deixar meu blog mais profissa com intuito monetizar de fato e ter algum retorno financeiro, isso por influencia de algumas amigas e tals...mas posso dizer que ao fazer isso fiquei perdida tendo que criar conteúdos que fossem aceitáveis e atrativos para massa o que me fez ficar sem essência no ato de escrever e de compartilhar as coisas que gosto. Enfim ja ate desisti dessa ideia ...vou continuar sendo eu mesmo e se tiver de rentabilizar algo que seja como consequência... e não ocorrer estou de boa tbm...amo blogar e isso é que importa independente se isso vai me trazer grana ou não. Parabéns pelo post....

    ResponderExcluir
  5. Ops mais uma coisa, Fernanda faz um tutorial ensinando ai como faz esse menu com imagem no wordpress igual o seu hahahah sou doida pra colocar no meu....beijoss

    ResponderExcluir
  6. Então,
    É bem isso que falo mesmo,
    Tem blogueiras profissionais que ganham dinheiro com isso e sabem fazer o blog ok, mas da um megaaaa trabalho mesmo dai que eu também pensei e quis deixar assim mesmo, blog pessoal sem intenção de ganhar dinheiro ou quem sabe num futuro próximo né.
    Eu também quero assim, se tiver que rentabilizar algo que seja uma consequência e eu amo escrever sabe, bem queria ganhar dinheiro só escrevendo mas afinal, esse é o sonho de muitos né.
    Muito legal saber sobre sua experiência de verdade,
    Fico feliz que tenha gostado do post sério.
    Abraço grandeee e volte sempre
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. E se eu te falar que já fiz post sobre isso?
    Pois é, eu fiz, corre e vai lá ver http://conversaintima.com/mapeamento-de-imagem/
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. É a realidade blogosfera! Vários nichos, vários tipos de blogueiras, enfim. Sou da época do diário, sinto um pouco a falta.
    As pessoas devem transmitir a sua essência, transparência em poder fazer seu post porque gosta de estar nesse mundo blogueiro.
    Eu tenho uma máquina bem simples, compacta e me viro nos 30: sem ajuda de alguém para tirar fotos ou gravar.
    Você disse algo que falta em alguns blogs: ser você. Vejo muito interesse e isso infelizmente acaba queimando outras que tem os seus de maneira verdadeira e bacana, porque nem todo mundo separa o joio do trigo.

    www.faseseestacoes.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sabrina
    É muito bom ler esses comentários e saber que não é só eu que me sinto assim e encontrar mais blogueiras com o mesmo sentimento.
    Muito obrigada pelas suas palavras, fiquei muito feliz.
    Abraço grande
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo plenamente com você! Hoje em dia há muito dessa coisa de "interesse" e os resultados são superficiais e sem conteúdo. Conheço muitos blogs incríveis porém não recebem a atenção que merecem, fazem tudo com carinho, amor e paciência. Os blogueiros de hoje pensam que é só cuspir o post, "ser perfeita" e pronto! Por esses e outros motivos gosto de blogs voltado para a fotografia, textos, livros e pessoal, porque eu sei que vai ter tudo o que procuro em um blog!

    ResponderExcluir
  11. Lais,
    É bem isso né, muitas querem cuspir o post sem assim, sem um conteúdo, algo pronto, fabricado sabe, é chato mesmo.
    Mas sim, existem boas blogueiras que infelizmente não são muitos vistas, conheço uma que eu adoro mas quase ninguém conhece, acho ela uma pessoa incrível e uma pena poucos conhecerem enfim, espero que isso seja uma fase e que mude logo.
    Também curto blogs assim voltados para textos, fotografia e pessoal, livros também é legal só que já não curto tantooo assim rsss
    Bjs e volte sempreeee

    ResponderExcluir
  12. Ai gente! Que post lindo!
    Sério!
    Não aguento mais todo mundo achando que vai ficar rica e famosa com o blog, achando que o blog vai mudar a vida do individuo com suas fotos super editadas tiradas em megas câmeras na função automático.
    Todo mundo quer parceria, todo mundo quer brinde, todo mundo quer vídeo.
    Cadê a espontaneidade no conteúdo? Aquele post que você sente que a pessoa escreveu de forma despretensiosa, sem querer nada em troca, apenas para ficar feliz com aquilo!
    Um dia desses entrei num blog e vi uma resenha do shampoo Johnson's Baby.
    Enfim... me identifiquei muito com seu post e percebi que não sou a única que pensa assim!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Caroline,
    Eu é que fico feliz de ver comentários como o seu, sabendo assim que não é apenas eu que penso assim e tão pouco to somente reclamando de algo.
    Muito obrigada pelas palavras.
    Espero que esse mundo de bloggers mude realmente porque um blog é muito mais que algo para ganhar fama e dinheiro.
    Beijo grande e volte sempreee

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim,
Comente, discuta,converse, a casa é sua.
Obrigada e volte sempre que quiser.