Conversa Intima , Conhecendo São Paulo , Diario ,

Conhecendo São Paulo

DSCN0003


Fim de semana de Pascoa, resolvemos viajar para o interior de São Paulo, descansar e conhecer melhor SP e fomos então em Santana de Parnaíba e gosto de contar sobre o lugar onde passamos e essa cidade vale a pena saber mais sobre sua história e beleza.


Tudo começou, em 1560, quando André Fernandes e Suzana Dias instalaram uma fazenda às margens do Rio Anhembi, hoje conhecido como Rio Tietê. De Santana de Parnaíba saíram as expedições bandeiristas rumo ao oeste paulista e ao Mato Grosso. O até então povoado foi elevado à condição de vila em 1625, com a criação do Município.


A área territorial contemplada pela Vila de Parnahyba nesta época alcançava os municípios de São Roque, Araçariguama, Cajamar, Pirapora do Bom Jesus, Barueri, Franco da Rocha e Caieiras. Em 1809 Parnaíba aumentou seu território, quando a chamada Aldeia de Barueri anexou sua área à cidade, desligando-se da capital paulista.


A capela construída por Suzana Dias na Vila de Parnahyba em 1626, em louvor à Santa Ana, que originou o nome da cidade, deu lugar, em 1812, à edificação atual.Hoje, a Igreja Matriz é um dos principais pontos turísticos da cidade. Sua última grande reforma foi em 1994.


 

DSCN0007 Mamis turistando

DSCN0013


IMG_20160326_170710810


Em suas ruas vemos casas antigas que mantém ainda a história da cidade, há o museu onde podemos conhecer melhor sua história, a igreja bela e antiga, cada pedaço da cidade é uma história sendo contada, em Santana acontecem as principais festas do Brasil uma delas é o Drama da Paixão no qual fomos e era um dos motivos de nossa viajem,ele é reconhecido nacionalmente com uma grande produção onde os atores são os próprios moradores, também tem os deliciosos restaurantes e seus pratos diferentes e saborosos,vale muito a pena.


DSCN0015


IMG_20160326_172628276



IMG_20160327_124308015 Apresentando...Papiiii

Santana de Parnaíba também é conhecida pela Estrada dos Romeiros. A Estrada dos Romeiros é parte integrante do famoso destino cicloturístico conhecido por muita gente Caminho da Fé. O trecho de Romeiros começa na cidade de Santana do Parnaíba e passa por Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva e vai até Itu, totalizando 80 km de curvas e serras por uma estrada cercada de crenças e fé. O caminho percorrido foi percorrido por bandeirantes na época da ocupação do interior paulista, e posteriormente a catequização dos índios. É possível apreciar a paisagem adornada pelas estações e cruzes dos romeiros.


As pousadas costumam abrigar os romeiros e peregrinos que ali passam dando comida e abrigo para descansar e continuar seu caminho, é possível localizar quais pousadas dão abrigo facilmente pelas setas indicativas.


IMG_20160326_103339432


IMG_20160326_103546554


IMG_20160326_103609297


As fotos acima são da pousada onde ficamos onde ficam os peregrinos que por ali passam.


A estrada passa por Pirapora do Bom Jesus que passamos antes de voltar para casa, a cidade tem como atração a fé, onde católicos fazem procissão a pé e a cavalo carregando cruzes em datas comemorativas e param na igreja, lá  também tem o Prédio dos Seminaristas, um local lindo onde tem uma gruta que os peregrinos passam e deixam fitas  do "Senhor do Bonfim" e fazem seus pedidos, lá também tem um museu, a entrada custa R$4,00 reais.


A vista de lá de cima é belíssima, a escada pode assustar um pouco mas não se preocupe, ela nem de longe é grande como parece e a recompensa vale a pequena subida.


IMG_20160327_151447034


IMG_20160327_151703962


IMG_20160327_151757664


Fotor_145917168748394


IMG_20160327_151827800


E assim nos despedimos e voltamos para a nossa São Paulo já com saudades e pensando na volta.


E vocês, como passaram o feriado? Como foi sua Pascoa?


Já conheciam essas pequenas e belas cidades? Me conte.


PS: Curiosidade, vocês conseguem adivinhar quais fotos foram tirada com a maquina fotográfica e quais foram tiradas com o celular?

10 Comments

  1. Achei as fotos lindas e a cidade parece bem agradável.
    Só não curti muito esse monte de fitinhas nas árvores, acaba virando lixo depois, né?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou,
    Se preocupa não Isa, as fitinhas não viram lixo, são bem cuidadas justamente por conta da fé né, eles cuidam de tudo lá, não deixam nada virar lixo rssss
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço Santana do Parnaíba de passagem, tenho amigos que moram por lá. Sabia dessa parte do turismo mais religioso, mas por conta das comemorações de Corpus Christi. Minha sogra com certeza adoraria esse passeio, vou propor ao Luiz, meu marido, de levá-la.
    As fotos ficaram ótimas, não consigo saber a diferença da câmera e do celular, sou péssima nisso... Minha páscoa também foi em família, mas aqui fomos descansar e passar o fds em Ubatuba, cidade litorânea que adoramos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ebaaaaaa que bom, adoro quando não dá para diferenciar se é câmera ou celular nas fotos...eu tenho muito orgulho do meu celular, ele tira fotos ótimas e lindas(menos a noite mas é igual com a câmera) eu a besta aqui, esqueceu de levar o cartão de memória da câmera e dai tirei a maioria com o celular e eu nem liguei porque sabia que o celular não ia fazer feio não, morro de amor no meu Moto G3 sério, não é propaganda é amor mesmo eheheheee
    Eu ainda não foi em outros feriados mas irei porque vi que vale a pena e muito, achei super linda a cidade, pequena,pacata mas linda e charmosa...claro que o Rio Tietê não ajuda muito né mas da pra levar de boa hahahahaa
    Ubatuba, nossa, que saudade que tenho, fomos muito nas praias de Ubatuba e amo demais tenho ótimas lembranças mas em feriados preferimos não ir porque lotaaaaaa e é caro então né fomos num lugar mais tranquilo...tinha até piscina então posso dizer que fui muito feliz nesse feriado eheheheee
    Leva a sogra sim, ela vai gostar.
    Abraço grande
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Fer, que lugares lindos. Meu sogro e a familia do meu namorado moram em SP, faz tempo que não vamos visita-los... E se vamos também acabamos ficando em Santo André e Região... gostaria muito de passar mais tempo pra ir conhecer esses lugares.. Quem sabe um dia né :/ E olha, acho que a da piscina é de celular talvez a da sua mamis e do papis também... mas com certeza não da pra diferenciar muito não, todas ficam ótima além de lindas, demonstrou um olhar bem encantado sobre as fotos haha adoro seus posts assim, felizes :D E sobre o feriado de páscoa passei com a familia também em uma cidade mais do interior também que é onde meu pai mora, nada demais, só ficamos pela casa dele, mas foi ótimo <3
    Beijão, www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir
  6. E eu que moro em São Paulo mas não conheço nem metade ainda hahahaaa agora conheci mais um pouquinho e aos poucos vou conhecendo mais e mais...
    E acertouuuuu ehehee da piscina é do celular com certeza ehehehee a de minha mãe é da maquina fotográfica, consegui enganar bem ein hahaa
    Fico feliz que gostou do post e, Pascoa é mesmo para se passar assim, em paz, com a família é muito bom.
    Abraço grandeee ❤️

    ResponderExcluir
  7. Que lugar charmoso, adorei as fotos, e não sei dizer qual é de celular. Tem foto de celular aí? hahaha bjs

    ResponderExcluir
  8. Ahahahahaaa não conto rsss
    Mas o legal é isso mesmo, confundir bem e saber que as fotos de celular ficaram com a mesma qualidade e beleza que a da câmera.
    O lugar é mesmo um charme, super recomendo vai amar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Que cidade mais linda, me lembrou muito São Tomé das Letras (lá vem eu falando de São Tomé de novo haha). Mas achei bem parecida essa primeira foto e a da igreja. Fer (olha a intimidade), você tá arrasando nas fotos! Que post mais gostoso de ver, de ler... Sério, fiquei com vontade de viajar, como faz? hehe

    ResponderExcluir
  10. Lembra mesmo né, pior eu lá só sonhando com Minas, São Thomé hahahaa
    Achou parecida as fotos? olha...nem tinha pensado nisso mas agora que falou eheheee
    Obrigada, gosto muito de tirar fotos, só preciso sair mais da toca né rsss
    Viaja Paty tem tanto lugar bom e barato que vale a pena conhecer, da pra viajar muitooooooo
    Bjs

    ResponderExcluir


My Instagram