Conversa Intima , Festival das Lanternas , Diario ,

Festival das Lanternas


Esse sábado foi marcado pelos blocos de carnaval mas também pelas festividades que marcam o final das festividades do ano novo Chinês.


Não entendeu? eu explico:


"O Festival das Lanternas, (Yuánxiāojié), como é chamado em chinês é uma das cinco festas tradicionais mais importantes na China.


Ele acontece sempre no 15º dia do primeiro mês do calendário lunar que é a primeira lua cheia do ano.


Ele marca o retorno da primavera e o reencontro das famílias e marca o fim das festividades do Ano Novo Chinês.


O nome em si é importante, pois se relaciona com o primeiro mês do ano, ‘yuan’, e com uma palavra chinesa antiga para noite, ‘xiao’. 


Diz-se que, o primeiro imperador a unificar a China, Qin Shihuang, instituiu cerimônias elaboradas neste dia auspicioso para adorar Tai Yi, o Deus dos Céus para receber bênçãos e graça divina no AnoNovo. Mais tarde, em 104 a.C., Han Wudi tornou o evento uma celebração oficial, com uma cerimônia que durava até o dia seguinte. Outras lendas sugerem que lanternas vermelhas e brilhantes foram criadas e eram exibidas para lograr os deuses para fazê-los acreditar que uma aldeia que fora alvo da ira divina já estava em chamas e não havia necessidade de ser destruída."


Aqui no Brasil o Ano Novo Chinês é comemorado á mais de dois séculos desde que os primeiros imigrantes desembarcaram no Rio de Janeiro com auxílio da coroa portuguesa para introduzir a cultura do chá na agricultura nacional e nesse sábado  teve o Festival das Lanternas que marca o fim das festividades do Ano Novo Chinês e esse ano é o ano do Galo(meu ano obrigada).


Também existe o Festival das Luzes que acontece na Tailândia;


O Yi Peng é um evento espiritual em homenagem a Buddha, onde para os budistas o festival é um momento para reflexão e para se livrar da negatividade liberando as lanternas em direção ao céu.O festival é comemorado em toda a Tailândia onde se coloca na aguá pequenos recipientes luminosos em forma de flor de lótus para trazer sorte e realizar seus desejos , em outros lugares porém em vez das embarcações na aguá as pessoas soltam lanternas no ar criando um lindo efeito, em ambos os casos é um momento único e belíssimo que vale a pena ver.




[caption id="attachment_2576" align="aligncenter" width="800"] Foto da internet ilustrando bem como é o Festival das Luzes na Tailândia.[/caption]

No ano passado a festa que marca o fim das festividades do ano novo Chinês aconteceu da Praça Roosevelt mas esse ano foi transferida para a Av Paulista.


O festival teve danças típicas, os famosos dragões, escritas chinesas bem como podia-se fazer pequenas lanternas chinesas de papel e ter seu nome escrito em chinês além de claro ter seus pedidos para pendurar em uma arvore ou levar consigo para casa.


A festa foi linda e animada;


Alguns momentos que marcaram foram claro, os dragões que logo no inicio do festival como já é tradição saem e dão a volta pelo quarteirão com tambores chineses.



Depois o publico foi animado com musica e dança chinesa que contagia facilmente a todos, difícil ficar parada...




Depois teve as apresentações;



Tivemos lutas de artes marciais, musicas chinesas e uma amostra belíssima do violino chinês bem curta mas linda.


E também tivemos apresentações do Tai Chi Chiuan só que numa versão com leques que foi simplesmente linda e também uma linda dança tradicional da china com mulheres vestidas em vestidos florais e a sombrinha chinesa fazendo movimentos delicados e bonitos, uma apresentação linda de se ver.







A festa foi encerrada com mais outras apresentações e a noite terminou com as lanternas e as estrelas no céu.



Foi realmente um bom dia onde fazemos novos desejos e renovamos nossa fé de que um novo ano se inicia e de que esse será melhor do que o outro.


Fiz meus pedidos e escrevi meu nome em Chinês acreditando que esse ano vai ser especial e magico.


4 Comments

  1. Que lindo, Fê!! Nunca fui assistir a essa festividade! Ótima dica de passeio para o ano que vem!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Fer, vai sim é muito legal mesmo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. :( queria viver pertinho de você, para aproveitar isso tudo...

    ResponderExcluir
  4. Hahaaa só vem....tem uma casa aqui do lado vendendo ahuahauaaaa
    Mar venha me visitar ...em Março agora vai ter o Festival das Cerejeiras viu só digo rsss
    Bjs

    ResponderExcluir


My Instagram