Conversa Intima , Eu sou uma PAS, mas o que é PAS? , Comportamento , Diario ,

Eu sou uma PAS, mas o que é PAS?


Desde pequena eu fui diferente dos outros, perseguida por isso, as crianças implicavam comigo porque eu não era como elas, não agia como elas e era mais "quieta".

Mas eu  era quieta, na verdade era "nervosa" até, dava tapa na cara de coleguinha achando que era engraçado.

Bem,

Até entender quem eu sou e o que sou foram muitos anos me sentindo burra, desajeitada, diferente, nunca me encaixando em lugar algum, me achando sempre com "defeito" que tinha problemas, que tinha que ir no médico, fazer terapia porque ser eu era errado como muitos disseram ao longo da minha vida.

Um dia, minha dentista me falou que eu sou "toda sensível" e de pronto achei que ela falava da parte física apenas porque eu sentia mais dor, anestesia era mais difícil de pegar porque eu continuava a sentir a dor...

Outra pessoa que me falou sobre minha "sensibilidade" foi um médico, um Endocrinologista que foi um anjo na minha vida;

Ele disse que, eu sou mais sensível que os outros, sinto mais que os outros e que por isso pelo resto da minha vida muitos iriam me chamar de fresca achar que "era frescura" e principalmente minha família iria pensar assim porque a maioria não entende o que é ser mais sensível?

Mas ainda assim eu não entendia bem o que ele dizia.

Passou anos até finalmente começar a entender sobre essa tal sensibilidade e até ver o nome, até darem um nome a isso.

Então, prazer, eu sou uma PAS.

Mas o que é uma PAS?

São pessoas altamente sensíveis.


"Cunhado pela psicóloga estadunidense Elaine Aron, o termo “Pessoas Altamente Sensíveis” (PAS) faz referência a uma característica fisiológica, geneticamente herdada, que acentua a capacidade sensorial. Para a neurociência, o cérebro tem plasticidade; é marcado pelo impacto dos ambientes, relações, educação, oportunidades e demais intervenções. PAS, segundo o conceito, teriam sinapses mais ativas no que se refere à recepção e o consequente processamento de estímulos.

Não é uma doença ou um diagnóstico, mas um modo de funcionar, enfatiza a professora de psicologia e coordenadora do laboratório de estudos da subjetividade da saúde mental da Universidade Estadual do Ceará, Ana Ignêz Belém Lima. “Existem pessoas com percepção mais aguçada, o que implica em incômodo com estímulos visuais, facilidade em ter enxaquecas e sensibilidade a barulhos, tecidos de roupa e cheiros”, afirma a doutora em ciências da educação, que também é neuropsicóloga.

A maior excitabilidade não se dá apenas com os cinco sentidos, mas também com quem está ao redor, explica a psicóloga Gabriela Campos dos Santos: “De maneira geral, elas tendem a ser mais empáticas”. E como a empatia é parametrizada? “Elas têm uma maior percepção do ambiente. Uma microexpressão de alguém é facilmente absorvida”, complementa.

Segundo a neurociência, relata Ana Ignêz, a empatia ativa no cérebro os mesmos sistemas da dor. Por isso, desligamos esse mecanismo em determinados momentos, ou não suportaríamos. “Nas pessoas altamente sensíveis, é como se não fosse desativado”, diz a professora. E essa situação acaba sendo retroalimentada: “Você é e se percebe dessa maneira ‘muito sensível’, os outros falam que você é assim e o sistema, o cérebro, é trabalhado para se desenvolver dessa forma. A nossa personalidade não está separada do modo de vida”, destaca."

 

Texto retirado do site Elle, matéria completa aqui: https://elle.com.br/sociedade/pessoas-altamente-sensiveis

 



9 Características das pessoas altamente sensíveis (PAS)

1. São muito intuitivas

Além de contarem com um raciocínio afiado, as pessoas altamente sensíveis contam com uma intuição bem desenvolvida. Assim, podem perceber o que se passa ao seu redor, ainda que não haja um motivo lógico para o que percebem.

Por exemplo, ao entrar em contato com outra pessoa ou grupos de pessoas, podem pressentir com facilidade qual o estado de ânimo no ambiente ou que tipo de conversa estava se realizando logo antes de chegar ao local.

2. Apreciam as sutilezas com facilidade

Esse tipo de pessoa é realmente perspicaz, podendo perceber o que a maioria não pode. Por exemplo, podem “sentir” quando alguém está mentindo ou escondendo algo. Além disso, podem encontrar a beleza em lugares inesperados, e apreciar pequenos gestos de bondade e gentileza, que poderiam passar desapercebidos. Em resumo, se há uma característica que define as pessoas hiper-sensíveis é sua percepção de tudo aquilo que parece sutil demais para os outros.

3. Têm capacidade de empatia altamente desenvolvida

Sua conexão emocional com os outros é extraordinária, pois demonstram grande habilidade na hora de estabelecer esse tipo de relação com os demais. Para compreender isso, podemos recorrer às palavras de Peter F. Druncker: “Os verdadeiros ouvintes empáticos podem ouvir até o que se diz em silêncio. O mais importante na comunicação é ouvir o que não se está dizendo”.

4. Experimentam sensações extraordinárias

Transmitem e captam as emoções de maneira verdadeiramente mágica. Geralmente, as trocas emocionais se realizam de maneira sutil; assim, sua intensidade é, às vezes, praticamente imperceptível. Entretanto, as pessoas altamente sensíveis têm uma grande capacidade de captar as sensações e emoções do ambiente em que se encontram, de maneira mais intensa que os demais.

Isso pode parecer algo muito agradável, mas nem sempre. Imagine por exemplo, uma criança (as crianças já são, por natureza, mais sensíveis do que os adultos) que tenha sensibilidade elevada e que viva em um ambiente em que há um excesso de emoções negativas como preocupação, tristeza, raiva etc. Ela se deixará influenciar e absorverá, como uma esponja, as emoções dos adultos ao seu redor. O que pode inclusive prejudicar a saúde do seu corpo, seu aprendizado e desenvolvimento emocional.

5. São capazes de expressar sentimentos facilmente

Dada a natureza de sua sensibilidade, essas pessoas são capazes de utilizar com graça e elegância seus recursos na hora de descrever experiências e momentos emocionalmente intensos em sua vida. Isso faz com que muitas pessoas se identifiquem com o que estão comunicando. É comum que a maioria de nós não consiga expressar bem como se sente, através de palavras ou de outro meio de comunicação.

6. Se sentem bem quando estão sozinhas

Geralmente, estar só é algo visto como desagradável, pois todos nós temos medo da solidão. Entretanto, precisamos de momentos a sós para nos conectarmos com nosso eu interior, para rezar, meditar, contemplar nossos desafios na vida e buscar soluções, longe do barulho exterior.

Quem tem a sensibilidade elevada sabe disso mais do que ninguém e procura oportunidades de ficar só consigo. São pessoas que gostam, por exemplo, de viajar sozinhas ou de ter um período só seu durante o dia, para se conectar com suas emoções. Essas pessoas muitas vezes são conhecidas como introvertidas, pois ao invés de se voltarem para o exterior buscam no seu interior.

7. São pessoas dispostas a ajudar

Pessoas altamente sensíveis geralmente têm muito amor disponível, e podem canalizá-lo para trabalhos humanitários e voluntários. O seu objetivo é fazer do mundo um melhor lugar para todos, facilitando a vida dos demais. A única advertência é que não se deve esquecer de si para ajudar os outros.

8. Choram e riem facilmente

Suas emoções vivem à flor da pele, e podem ser acionadas rapidamente ante acontecimentos, pessoas ou coisas que suscitem emoção. Isso é saudável, mas é preciso prestar atenção para não se deixar mergulhar muito profundamente na tristeza (e ficar por lá), nem se embriagar pela euforia, deixando de prestar atenção a aspectos importantes da vida. Mas, de maneira geral, a liberação de emoções reprimidas faz bem para o corpo e para a alma.

9. São pensadores profundos

Por essa razão, trabalham muito bem em equipe e conseguem realizar grande parte das metas e objetivos que possuem. Essas pessoas tendem a dar tudo de si aos projetos em que participam.

Fonte indicada: Melhor com Saúde




Uma pessoa altamente sensível sente tudo em dobro, em triplo as vezes, aprendi recentemente que até a forma como aprendemos e explicamos algo muda;

É difícil por para fora o que sei, explicar algo se torna uma tarefa árdua, angustiante porque, eu sei aquilo mas não consigo explicar, eu vejo o quadro todo, eu visualizo tudo aquilo mas não consigo por vezes colocar em palavras.

Outra característica é o fato de perceber detalhes, perceber as coisas que outros não percebem,

Em segundos eu vi cor dos olhos, sorriso, até uma pinta no pescoço, tom de voz, uma frase solta que fez muito sentido, cor de roupa...eu percebo e vejo tudo em poucos minutos,

Mas também percebo energia, do lugar, maio ambiente, pessoas...

Pode estar do outro lado do mundo, se eu ver foto, se eu ler algo, falar com ela posso perceber se ela está bem ou triste, se tem algo errado e por isso, sempre sei quando alguém está sendo falso ou mentindo.

A empatia como dizem é característico de nós PAS , nos conectamos com a dor do outro, com a raiva, com o ódio, alegria tudo, somos capazes de sentir tudo o que os outros sentem incluindo animais e plantas.

Mas também sinto mais dor.

Obviamente que as emoções também são mais intensas,



Eu gosto mais, amo mais, sinto tudo a mais.

Ser altamente sensível é isso,

Um mundo de sentir coisas que outros não sentem porque não se percebem, ver tudo mais intensamente e mais vivo.

Sempre incompreendida , nunca se encaixando...

Talvez sempre sejamos mais solitários que outros porque ainda é difícil alguém entender pessoas PAS ou aceitar, conviver.

Um dia triste é sempre muito triste,

Se algo acontece parece que o mundo está acabando, a vida acabou.

Um exemplo de como uma pessoa PAS pode ser e entender os outros:

"Quando criança, na 4 serie, as crianças ainda implicavam comigo, reclamavam que eu era muito séria, alguns achavam que eu era metida, que deveria sorrir mais, então comecei a perceber como eles agiam, como gostavam que os outros fossem, os estudei...isso mesmo, eu na 4 serie estudei outras crianças para saber como eu deveria ser para que "gostassem" de mim e resolvi fazer um experimento;

Iria agir e ser como eles queriam para saber se assim gostariam de mim e depois sair de cena para ver se sentiriam minha falta assim comprovando que conquistei eles sendo como eles queriam.

Em todo o tempo que eu agi, falei e fui como eles queriam eu passava mal, todos os dias, sentia ânsia de vómito, era horrível, parecia como se estivessem me esfaqueando diariamente.

Pois bem;

No final me retirei, fiquei duas semanas sem aparecer na escola e comprovei que sim, sentiram minha falta, se preocuparam até por eu ter sumido, a mudança fora aprovada e eles gostavam de mim mas ai, voltei a ser eu mesma e óbvio, foram me indagar porque estava sendo novamente como antes e eu respondi que, foi só um experimento."

Claro, não gostaram, não falaram comigo mas também deixaram de implicar comigo, mexer comigo, me deixaram em paz enfim.

Somos capazes de nos adaptar e mudar, somos capazes de ver nuances que outros não percebem ou pensam que não vimos...sim, eu vi, eu vejo, cada mínimo detalhe, até forma de olhar.

Se já assistiram devem conhecer, caso nunca tenham visto assistam a série "O Mentalista", é uma ótima forma de entender um pouco como somos e sentimos.
Patrick Jane foi treinado pelo pai para enganar pessoas se fazendo passar por vidente e era tão bom no que fazia que muitos realmente acreditaram mas, tudo o que ele fazia era prestar a atenção nos detalhes, analisar as pessoas, forma de falar, vestir, como mexem as mãos, como se portam, a respiração, o tom de voz e etc.
Também assim era Amélie Poulain no filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain;
Ela gostava de observar as pessoas, os detalhes que os outros deixavam escapar, via coisas que os outros normalmente não viam, não percebiam.

Somos únicos, diferentes e ao mesmo tempo, somos um, tão conectados uns aos outros buscando uma individualidade e nunca, nunca estando sós verdadeiramente.

São as diferenças , os defeitos, qualidades, nossas características tão diversas que nos tornam tão belos e únicos .

Bem vindos ao mundo de uma PAS.

Se quiserem saber mais, olhem o canal no Youtube Ame a Sua Sensibilidade  a Rosalira explica e fala sobre os PAS de forma simples e completa.
E este site Aum Magic também contem ótimos textos explicativos e talvez ajude outros  a entender melhor nós PAS.




"São os detalhes que só nós vemos, quase imperceptíveis aos olhos dos outros"


 

0 Comments:

Postar um comentário


My Instagram