Conversa Intima , Jardinagem , Diario ,

Jardinagem


Desde que nos mudamos de um apartamento pequeno para um sobrado um pouco maior nos animamos a ter mais plantas...lá no apartamento era uma ou duas porque não tinha espaço.


De lá para cá tive acho que umas duas ou três azaleias que não vingaram, morreram e despedaçou meu coração (drama queen) mas, fiquei realmente muito triste porque eu amo azaleia e nunca consegui fazer nenhuma viver ou seja, matadora de azaleia hahahaaa


Então desisti e fiquei triste pensando que definitivamente não levo jeito para cuidar de plantas.


Mas depois de um tempo isso começou a mudar;


Lembro de ter ouvido falar de Lavanda muitas vezes mas nunca a via pessoalmente,o perfume de Lavanda por si só já é algo que eu gosto e tenho na minha vida e sempre ia na floricultura e nunca tinha nenhuma muda de Lavanda com flor para eu ver.


Um dia eu fiz um ritual ensinado num grupo Wicca porque sou Bruxa então sim, frequento grupos assim mas voltando ao ritual;


Ele é bem simples, você o faz na chamada Lua Negra e o que é Lua Negra Fernanda?


Lua Negra é a segunda Lua Nova que ocorre em um mesmo mês simples assim.


Bem, o ritual, você se apresenta, depois pede um sinal e aguarda a resposta, é um resumão mas se você quiser conhecer o ritual e o fazer tá aqui o link lindão http://oficinadasbruxas.com/deusa-mae-e-o-deus-pai/ .


Fiz esse ritual e após isso eu descobri que minha Deusa Mãe é Aine a Rainha das Fadas, sim, isso mesmo que você leu, a Rainha das Fadas e sim, eu acredito em fadas e duendes e gnomos, em todos os elementais da Natureza.


Depois que descobri minha deusa mãe fiquei com uma obsessão louca por Lavanda, eu tinha que ter Lavanda de todo jeito e um belo dia passando pela Floricultura eu vi lá ela lindona com flores e não tive duvidas, levei e fim.



Depois disso algo mudou totalmente dentro de mim, me apaixonei pela Lavanda, foi uma conexão imediata só que mais que isso, de-repente me vi querendo cuidar de todas as plantas e o que senti e sinto não sei explicar é algo bom, poderoso e calmo ao mesmo tempo mas, e a matadora de plantas?


Agora estou aprendendo a cuidar das plantas e da Lavanda, pesquiso em grupos  no Facebook, busco ajuda sempre e no caminho sim, algumas morrem, suculentas principalmente, essas tem sido meu maior desafio e olha...se tiver suculenta pode saber que você vai ficar viciada é fato não tem como fugir é amor e paixão imediatos.


Uma coisa que aprendi:


Suculenta não é fácil de cuidar, demanda tempo, cuidados e dedicação, cada uma é diferente e tem suas necessidades e sim, elas precisam de sol mas sem exageros, vai pondo elas aos poucos, deixe elas se adaptarem porque se não elas podem ter queimaduras do sol e, fungos, fungos são rotineiros aind amais quando somos iniciantes e não sabemos bem a quantidade de aguá certa, fungos podem aparecer devido a umidade, muita aguá, falta de sol e etc e as vezes, mesmo com todos os cuidados ele pode aparecer, perdi algumas suculentas assim.


Vasos de suculentas nem sempre precisam de muita aguá mas precisam de uma boa drenagem porque se não a suculenta pode se afogar, quase perdi uma assim e o que fiz foi tirar ela da terra, lavei as raizes, tirei toda a terra(que estava encharcada) e plantei de novo e alguns amigos do grupo do facebook me indicaram que não a molhasse por 15 dias e estou seguindo...sei que podemos querer molhar, ficar com dó mas não molhe, dê tempo pra ela, acredite e fale com suas suculentas e plantas(elas gostam de verdade).


Mini cactos não precisam necessariamente de sol, eles se adaptam bem a luminosidade, tenho 4 na janela que estão felizes da vida.


Outras coisas que venho aprendendo é como plantar, replantar e claro que muito também é intuitivo, tem que seguir sua intuição, não adianta ir apenas pelo que falam, tem que fazer o que seu coração manda mas sim, procuro seguir dicas, ideias, ler e pesquisar bastante, procuro quem entenda também e assim vou.





[caption id="attachment_2643" align="aligncenter" width="800"] Essa é a que estava cheia de manchas marrons, parecia podre mas era fungo então tirei tudo o que estava marrom e só ficou isso, agora é aguardar ...A do vaso amarelo quadrado replantei no vaso maior hoje mesmo [/caption]

Temos uma linda Espada de São Jorge junto com o que? uma pimenteira, isso mesmo, pimenteira, dizem que as duas não se bicam mas uma coisa a saber é que;


A pimenteira quando veio, estava morrendo e a Espada de São Jorge foi atacada por bicho, então quando foi replantada ambas no mesmo vaso, elas voltaram a vida e não param de crescer e até o momento estão se dando bem obrigada.




[caption id="attachment_2611" align="aligncenter" width="800"] PS: A pimenteira teve várias folhas murchas e secas, li que isso acontece após ela dar frutos e o ideal é retirar e replantar ela além de tirar folhas e flores secas..replantar eu não mas o resto já fiz.Só não a deixe no sol o dia todo, ela não gosta....[/caption]

Quando conhecemos a Sabor de Fazenda nos empolgamos que até compramos Alecrim rasteiro, Tomilho e Erva Doce além do lindo e cheiroso Hortelã ...mas ainda penso em montar uma mini horta com eles juntos ou pelo menos a maioria.



ATUALIZAÇÃO:


Tomilho cresceu bem está se espalhando que só obrigada  ;-) 


Fora isso temos uma flor que dá buques lindos de flores amarelas...acho ela impressionante, ela estava morrendo, quase morreu mas renasceu, cresceu e deu muitas flores e então foi atacada por bichos e novamente ficou mal e depois cresceu de novo dando lindos buques de flores.


Seus galhos são firmes, duros, folhas bem verdes, terra mais seca e ela pede muita aguá e sim, ama sol, aguenta chuva, na verdade, ela aguenta de um tudo, fico impressionada com ela.



Temos ainda uma floreira com mais flores que dão buques coloridos, tem uma suculenta que era linda e agora está que dá tristeza de ver mas replantei e estou rezando para que ela fique bem,




[caption id="attachment_2615" align="aligncenter" width="800"] Ela parece estar indo bem mas tem uma parte meio marrom que me preocupa... E as manchas brancas, eram queimaduras de sol, tenho esperança de que ela fique bem.[/caption]

ATUALIZAÇÃO:




[caption id="attachment_2718" align="aligncenter" width="800"] Minha suculenta ficou bem e abriu toda, o broto dela está crescendo, ela está cada vez mais linda e logo vou ter que trocar ela de vaso de novo... [/caption]

E quando meu pai nos deu mais suculentas decidi criar um jardim para elas...e fiz um jardim de fadas, ele ainda está em crescimento, sendo mudado e adaptado e achei finalmente minha rosa de pedra, também coloquei junto um trevo de 3 folhas e vou cuidando, e observando mais do que tudo.No outono as regas já ficam menores , geralmente só espirro aguá, elas realmente parecem gostar disso.





ATUALIZANDO:




[caption id="attachment_2719" align="aligncenter" width="800"] Vejam como está hoje o mini jardim...uma das suculentas cresceu que vou ter que podar e replantar do lado mesmo...[/caption]

E esse é o nosso jardim, nossas plantas;


A natureza é impressionante, quando pensamos que algo está perdido ela vai lá e mostra que não é assim, que há esperança e vida ainda mesmo quando pensamos que já acabou.


PS: Sabe quando as suculentas apresentam manchas? as minhas apareceram umas manchinhas meio claras e as vezes escureciam e eu achando que era algum bicho, fungo mas não,é queimadura de sol, vejam bem como é em close e quando aparece algo assim deixem menos tempo suas suculentas no sol, as minhas estão só uma horinha mas mesmo assim queimaram então vou deixar menos tempo.



Suculentas filhotes são frágeis e precisam de maiores cuidados, tem que cuidar e olhar diariamente e aprendi isso num post de um blog lindooo que conheci, to encantada alias, foi nesse blog que entendi que manchas eram aquelas....aaaa se eu soubesse antes, teria poupado a vida de muitas suculentas,essas manchas da foto são de queimadura de sol e também pode apresentar manchas esbranquiçadas.


Tenho aprendido a observar, fico observando as plantas e como elas crescem, do que precisam...


O tomilho quase morreu, então mediquei ele e ele ressurgiu, lindo, crescendo ...tá grande que vou ter que replantar ele veja só.


E minha linha de frente...





[caption id="attachment_2648" align="aligncenter" width="800"] Um Fungicida que combate o Oidio e Mancha negra, apliquei em uma das plantas e consegui salvar.[/caption]

[caption id="attachment_2649" align="aligncenter" width="800"] Segundo o rótulo diz que é calda de fumo pronta a base de corda de fumo, álcool, sabão neutro e água, é liquido e sem cheiro.[/caption]

Ainda faltam alguns produtos básicos mas aos poucos eu vou comprando e aplicando...aaaa sim, tem o Fertilizante, ele serve para evitar ataques de bichos além de fortalecer as plantas e deixar elas bonitas, comprei esse que serve para tanto para mudas quanto para plantas adultas.


O mundo da magia se funde com o da natureza porque ambos são complementos, são um só, a natureza é magica, é viva, ela nos mostra e nos ensina como amor e cuidado podem operar milagres e como acrescentar um pouco de encanto a vida pode ser tão mais belo e trazer alegria.


Eu hoje me sinto mais em paz, sou feliz de ter a Lavanda, tenho certeza de que ela veio por um motivo.


Por enquanto vou cuidando do nosso jardim.


PS:


A Lavanda foi mudada de vaso, achei que ia perder ela,não sabia o que ela tinha só via as folhas ficarem murchas e cairem, ou ficavam amareladas,fiquei preocupada,triste,desesperada hahaha mas enfim descobri que era algo simples...falta de aguá, é, falta de aguá, isso mesmo, por isso tinha folhas verdes de mais e fui cuidando,regando todos os dias e acompanhando e eis como ela está agora,cheia,crescendo, linda , ela é o começo, o motivo de tudo.



 
 

6 Comments

  1. Oi Fe...
    Apesar de ter espaço em casa, sempre tive dificuldade para criar um jardim..
    Agora que estou montando o cantinho com o namorado que conseguimos um espaço grande e é outra coisa.
    Mas independentemente do tamanho o importante é termos alguma plantinha perto da gente, né? Amo suculentas e há anos tenho na minha casa e meu namorado já curte rosa e tem uma roseira enorme no quintal dele rs

    Amei as suas. estão lindas <3

    ResponderExcluir
  2. Eu to amando cuidar de plantas, suculentas então nem se fala...eu pessoalmente gosto mais ainda de cactos maaaas como aqui está sem sol então nem pensei em comprar mais, só tem os mini que estão na janela e não ligam de ficar sem sol, tem 3 anos já e estão ótimos.
    Minha Lavanda é um caso a parte, um caso de amor puro, no verão ela ficou meio ruim e eu desesperada sem saber porque, dai levei ela em um lugar muito legal e bom e sabe o que era? Falta de aguá veja só, falta de aguá, quem diria, a Lavanda que não curte muito aguá estava com falta de aguá e a minha pede aguá todo dia quase tem que ver...agora ela está bem, troquei de vaso, cresceu mais, está cada dia maior tem que ver só a lindeza hahaaa
    Aqui temos só a flor do deserto, amo roseira mas eu não sei cuidar então deixa quieto né
    E que bom que gostou
    Bjs e abraço grandeeee

    ResponderExcluir
  3. Amei o post e as plantinhas estão lindas! É muito legal ver como as plantas deixam a gente mais observador e até mesmo acalma o coração né! Aliás, que cantinho lindo você tem! Um super beijo!

    ResponderExcluir
  4. E cada dia as plantinhas ficam mais bonitas, de dar orgulho sabe, da uma alegria ver elas crescendo bonitas e bem.
    Aquela suculenta que tava toda amuada e agora aberta? gente do céu ela ta que cresce e o filhote dela ta crescendo lá junto e feliz hahahahaaa
    Obrigada Cynthia, e obrigada por tudo fiquei muito feliz de te ver aqui no meu blog
    Bjs e abraço grandeee

    ResponderExcluir
  5. Cara, primeiro que amei o blog! segundo que você que acredita nas coisas que não podem ser vistas, a lavanda está muito relacionada aos bons fluidos, minha professora de plantas medicinais sempre falava sobre isso, depois de um dia com cansaço, fazer um chá e tomar banho, colocar uma rama pra lavar os pés ou embaixo do travesseiro, tenho MUITA planta, mas nenhuma lavanda portanto aproveite por mim hahaha!
    beijosssssssss
    https://heftmaker.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Heloisa,
    Muito obrigada pelo seu comentário,
    Depois desse tempo que estou longe do blog ler isso me fez muito bem.
    A Lavanda, eu tive que doar ela, porque ela ficou fraca e eu não estava sabendo como cuidar mas por sorte(ou não) encontrei um lugar onde eles cuidam muito bem das plantas, fiquei muito agradecida por isso.
    E revistar esse post, nossa, eu não tinha me dado conta de como minhas plantas cresceram e mudaram em tão pouco tempo, estou encantada com isso, acho que em breve farei um post de atualização rsss
    As plantas tem sido algo para mim que me faz muito bem, cuidar delas é um prazer e ver elas bem me traz tamanha alegria que nem dá para descrever.
    Muito obrigada pelo seu comentário
    Bjs e abraço grandeee

    ResponderExcluir


My Instagram