Conversa Intima , Jardim de Fadas- Origem e folclore , Comportamento , Diario ,

Jardim de Fadas- Origem e folclore


Já faz um tempo que falo sobre Jardim de Fadas,
Alguns levam na brincadeira, acham que se trata apenas de decoração mas levo isso muito a sério.
Decidi criar um mini jardim para as Fadas e levei a sério isso,
Procurei ideias, dicas, criei algumas coisas,
O primeiro objeto que fiz para elas foi um balanço, fiz com galhos que achei, barbante e um pedaço de lixa rss
Depois decidi que faria um banquinho para elas se sentirem bem vindas e fiz com galhos que encontrei na rua.
Então fiz uma pequena plaquinha também, com um palito desses de comida japonesa e pedaço de prendedor de varal, decorei pintando com lápis de cor mesmo( não tinha tinta, usei o que tinha) .


Mas meu mini jardim ainda é um desafio, até chegar ao ponto que goste, ao ponto de realmente parecer um jardim em miniatura.
Algumas plantas morreram, outras demoraram para pegar e do nada uma delas me brindou formando uma mini arvore, como um bonsai, agora encontrei outras duas que também gostam de lá, formam um tipo de mato, como se estivesse na floresta e visse aquelas folhagens bonitas que vão se emaranhando por entre arvores e se confundindo com outras folhas, e uma outra que quase morreu e agora está crescendo linda, dando contraste e cor ao jardim.


Ganhei também uma micro fada encomendada por mim, já tinha outra, agora tem duas lindas fadinhas no jardim, além do varal de pedras ( dizem que fadas gostam de coisas coloridas e brilhantes).


Desde o inicio fiz o circulo de fadas com pedras porque não tem espaço para criar um como eu gostaria, mas ele está sempre lá, trazendo energias, purificando e lembrando que ali tem fadas...
Mas o jardim não estava completo, 
Meu sonho era fazer um caminho de pedras e, uma casinha de fadas e depois de tanto tempo consegui.


E para quem quer fazer um caminho de pedras no seu mini jardim, segue as dicas que peguei uma na internet e outra com uma amiga em um grupo que me ajudou muito:
Para delimitar o caminho pode usar garrafa pet, isso mesmo, você corta, molda e coloca, assim a terra não se mistura com o seu caminho de pedras e ajuda a dar formato.
Depois, coloque uma camada de areia para proteger as pedras e ai é só escolher as pedras que você quer.
Vi que alguns colocam aquele pano de drenagem que se coloca no fundo dos vasos sabe? também é uma boa opção.
E agora meu jardim de fadas está completo (quase, ainda terei flores ali aguardem) e eu estou feliz.
A casinha, foi feita com rolo de papel toalha, cascas de pinos, pau de canela, flores secas e um tipo de musgo que não sei o nome.
A canela tem motivo também, não é só pela beleza, pois dizem que as fadas gostam de canela também.
Ok, mas, isso é coisa de criança Fernanda...
Não exatamente;
Vocês sabiam que por trás do Mini Jardim de Fadas tem história, folclore e  até data de quando surgiu?
Sabia que na verdade eram os adultos que criavam os Jardim de Fadas?
Lá fora é tradição criar lindos jardim de fadas aos pés de troncos de arvores, colocam portas, fazem casinhas, cercas e colocam imagens de fadas e é levado muito a sério alias.
Encontrei a história e sua origem em um site procurando muito, aqui no Brasil não existe informação sobre isso, somente lá fora é contada suas história, então vem comigo ler o que eles falam:



As fadas figuram na tradição e na cultura há milhares de anos. A maioria das culturas antigas acreditava em espíritos que habitavam as árvores, pedras e plantas ao seu redor. E acredita-se que, à medida que as culturas européias anteriores se desenvolviam, esses espíritos se transformavam em fadas em suas lendas e contos populares. Mas nos primeiros dias, essas criaturas não eram os seres benevolentes aos quais atribuímos hoje.
Durante grande parte da história da Europa, a vida foi difícil para as pessoas comuns. Fome não era incomum. O tempo estava úmido e frio. As casas tinham piso de terra, não eram isoladas e tinham telhados de colmo - vetores perfeitos para fungos e bactérias. E a limpeza, mesmo que fosse possível, era considerada ruim para a saúde. Como resultado, doenças e enfermidades correram desenfreadas. O tempo de vida foi curto e as taxas de mortalidade infantil foram extremamente altas. E em uma cultura em que bactérias e vírus não eram entendidos, as pessoas tentavam explicar as mortes atribuindo-as aos espíritos e às fadas.
As hortas domésticas começaram quando as pessoas plantavam alimentos ou plantas medicinais do lado de fora da casa para facilitar o acesso. E parte de qualquer horta medicinal incluía plantas que as pessoas acreditavam que afastariam os maus espíritos. E então, era natural que, em algum momento, eles decidissem que, se as fadas fossem felizes, trariam boa sorte à família. Então eles começaram a plantar coisas que acreditavam que as fadas gostavam.
Na Ásia, muitos dos jardins foram projetados para homenagear e agradar os espíritos da terra e do ar. E a maioria das habitações humanas tinha uma casa de espíritos localizada em algum lugar fora. As pessoas de lá acreditavam que, se iam habitar parte do domínio dos espíritos, deveriam também fornecer um lar para os espíritos viverem.
Ao longo dos anos, nossa impressão de fadas mudou. Agora pensamos neles como seres gentis e amáveis. E muitos jardineiros estão criando jardins em miniatura apenas para eles. Alguns jardins incluem apenas produtos naturais, como cascas, conchas, pedras, cones e penas. Outros jardineiros preferem usar itens artificiais.
Hoje, existem muitos produtos disponíveis comercialmente, ou você certamente pode fazer o seu próprio. Os jardins podem ser criados em um prato ou recipiente, ou podem ser colocados diretamente no jardim. Pode ser muito elaborado ou bastante simples. Existe apenas um requisito, e é que ele deve conter um lar de algum tipo para a fada."


Um jardim de fadas é mais que enfeitar, é criar seu próprio mundo, seu universo e convidar seres mágicos para ele,
É acreditar que a natureza é magica e encantada e que nela existe muito mais do que os olhos humanos podem ver. 
Meu mini jardim hoje transmite isso, um mundo próprio, cheio de vida e magia, cada dia mais belo, mais verde, cada dia se parecendo mais com uma mini floresta encantada. 
E é isso que eu espero que vocês vejam e tenham, natureza, magia, encanto e amor. 
Que vocês sintam o mesmo que eu sinto a cada vez que olho para meu mini jardim, 
Paz, alegria, tranquilidade, amor e magia.





0 Comments:

Postar um comentário


My Instagram